Nesse sentido, o Município formalizou recentemente a transferência de verbas para diversas Juntas, ao abrigo dos contratos interadministrativos celebrados para a realização de intervenções no espaço público.
Serão transferidos 1.721.065 euros, destinados a financiar a realização de intervenções em áreas como a requalificação e repavimentação de VNCs (vias não classificadas) nas freguesias de Boliqueime e de S. Sebastião, a construção de um parque de estacionamento no Beco do Farol e na Quinta do Romão, na freguesia de Quarteira, e a obra de instalação de rede de abastecimento de águas ao Freixo Seco de Baixo, na freguesia de Salir. Estas são obras de extrema importância para a população que irá beneficiar das mesmas na sua vida diária.
Desde 2013, o Município de Loulé já transferiu mais de 72 milhões de euros para todas Juntas de Freguesia do concelho, através de contratos interaministrativos e transferência de competências. Este modelo de cooperação tem vindo a ser promovido pela Autarquia louletana com o objetivo de potenciar a autonomia das freguesias na execução de obras de proximidade e o desempenho de novas competências, garantindo uma resposta mais eficaz às necessidades das populações.
O abastecimento de água, a requalificação das entradas de cidades e vilas do concelho, obras e projetos de âmbito social, bem como a requalificação de espaços públicos emblemáticos em diversas freguesias têm sido intervenções prioritárias. Por outro lado, naquela que tem sido uma matéria central das políticas municipais, tem havido uma profícua cooperação entre o Município e as freguesias do concelho para a elaboração de projetos de habitação.
O presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, salienta: “As Juntas de Freguesias são os órgãos do poder local que estão mais próximos das pessoas. Com estas transferências, o Município reafirma o seu compromisso com uma política de proximidade, promovendo uma gestão partilhada e colaborativa, orientada para a melhoria contínua da qualidade de vida dos seus munícipes”.