Segundo a OMS, estima-se que em Portugal no ano de 2020, 21% dos homens e 22% das mulheres acima dos 18 anos serão obesos
Foi em Junho deste ano que a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou o Mundo para o facto da região do Mediterrâneo estar a passar por uma “transição nutricional” que pode estar a pôr a sua dieta original em risco.
Sendo um modelo de uma vida saudável, integra os desafios do Movimento2020 e será discutido no próximo dia 4 de Setembro, pelas 18h, na Praça da saúde e Nutrição, no recinto da feira Da Dieta Mediterrânica, em Tavira. Zélia Santos, presidente da Associação Portuguesa de Dietistas e membro do Conselho Executivo do Movimento 2020, será oradora desta sessão que terá como tema “Hábitos esquecidos da Dieta Mediterrânica”. Pretende-se defender que a Dieta Mediterrânica é nutritiva e saudável, bem integrada com as culturas locais, fomentando tradições, respeitadora do ambiente e propícia para as economias locais. Ao mudarmos drasticamente a nossa alimentação tradicional, corremos o risco de perder valores de sociabilidade e diminuir drasticamente o consumo de produtos locais, que cada vez mais é trocado pela ingestão de produtos típicos das dietas ocidentais, como o fast food e os produtos pré-confecionados.
Segundo Zélia Santos, “de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade é o quinto principal fator de risco para a mortalidade global a nível mundial. Em 2014, mais de 1.900 milhões de adultos tinham excesso de peso, dos quais mais de 600 milhões eram obesos. Em Portugal, a OMS estima que em 2020 21% dos homens e 22% das mulheres acima dos 18 anos serão obesos. Se corremos o risco de uma extinção da Dieta Mediterrânica, estes valores irão continuar a aumentar.”
Presente pela segunda vez na Feira da Dieta Mediterrânica, além desta sessão, o Movimento 2020 tem ainda preparadas uma série de iniciativas que incluem aconselhamento Nutricional de 3 a 6 de Setembro e aulas de actividade física para crianças e adultos no dia 5 de Setembro com Teresa Almeida, especialista em Fitness e autora do Programa Portugal em Forma.
Suportado por várias plataformas digitais (www.movimento2020.org e https://www.facebook.com/Movimento2020) e por um plano de actividades a 6 anos, o Movimento 2020 tem por objectivo mudar comportamentos, sensibilizando vários públicos, como cidadãos, indústria, profissionais ou poder central. Desde workshops e avaliações nutricionais na comunidade, formação em escolas, divulgação da Dieta Mediterrânica e seus benefícios para a saúde em diversas Feiras, acções de sensibilização na Assembleia da República, encontros e divulgação do projecto em várias cidades do país, formação em hospitais, empresas, palestras e aconselhamento, o Movimento2020 percorre o país de Norte a Sul em prol da saúde alimentar dos portugueses.
Para mais informações consulte www.movimento2020.org
Por: ONMI – Strategic Partners