O Mercado Municipal de Faro tem agora um novo brilho, depois da inauguração oficial da iluminação e das atividades natalícias, que decorreu no dia de hoje, 19 de novembro.

Em mais um ano, voltam as tradições que já fazem parte do «ADN» do espaço: luzes, brilho e animação. O momento de inauguração da iluminação contou com a presença de Rogério Bacalhau, Presidente da Câmara Municipal de Faro, e Henrique Gomes, Presidente do Conselho de Administração da Ambifaro.

«Chegou o Natal ao Mercado de Faro e nós não poderíamos deixar de assinalar esse dia com este programa de atividades, onde acendemos as luzes», começou por referir Henrique Gomes, que frisou que «esta árvore de Natal é uma obra de autor».

O Presidente do Conselho de Administração da Ambifaro explicou que «a iluminação é um pouco ‘diferente’ daquilo que estávamos habituados anteriormente, porque acaba por ser mais discreta». Além disso, foram tomadas medidas para poupar energia na iluminação, atendendo às orientações do Governo: «acompanhamos as boas tendências que hoje são um padrão nos equipamentos públicos». Para além de tecnologia LED, a iluminação natalícia está agora «mais bem distribuída» pelos espaços do Mercado Municipal.

No dia 8 de dezembro, a Ambifaro vai inaugurar o Mercadinho de Natal. «Este ano, decidimos que o Jardim Manuel Bivar merecia uma atenção especial, portanto, o total do consumo de energia estimado para a iluminação de Natal incluí também o espaço do Mercadinho», acrescentou o responsável.

O Presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, aproveitou o momento para recordar os dois «difíceis» anos de pandemia, que obrigaram à paragem de várias atividades de comércio do Mercado Municipal.

Sobre a inauguração da iluminação, o edil mostrou-se satisfeito pelo marcante momento, onde as luzes de Natal se acendem. «Estamos agora a trabalhar sem receios e retomámos a normalidade de 2019», acrescentou.

O momento foi acompanhado por duas atuações das alunas da «Splash: Companhia de Dança», escola dirigida pela bailarina Anna Avramenko. Funcionários, operadores, tradicionais utentes ou visitantes curiosos seguiram o evento, que espalhou a magia do Natal pelo Mercado Municipal de Faro.

À margem desta inauguração, o Presidente do Conselho de Administração da Ambifaro referiu que «com o apoio do executivo da Câmara Municipal de Faro, temos vindo a investir na melhoria do Mercado Municipal». Henrique Gomes garantiu que «estão quase a terminar as obras de requalificação da cobertura do edifício». Serão realizadas ainda outras reparações no espaço, garantiu. O acesso gratuito à internet foi um dos objetivos destacados para o futuro do Mercado Municipal.

 

Por: Filipe Vilhena