Mateus Cabrelli fez a festa do título de Campeão Nacional de Karting da categoria Iniciação, no passado fim de semana, após a quinta e última prova do campeonato, disputada no KIRO-Kartódromo Internacional de Região Oeste, no Bombarral. O piloto do Algarve foi o grande dominador esta época da classe destinada a pilotos com idades entre os 5 e os 7 anos, concluindo a competição que teve início em março, no Kartódromo de Viana do Castelo, com uma vantagem superior a 60 pontos para o segundo classificado. Agora, em outubro, Mateus Cabrelli que conta apenas com seis anos de idade, vai disputar a Taça de Portugal, sendo natural favorito à vitória.
Depois das passagens do Campeonato Nacional de Karting por Viana do Castelo – por duas ocasiões –, Fátima e Braga, foi agora vez de Mateus Cabrelli deslocar-se ao Bombarral para cumprir a quinta e última prova. O piloto do Algarve apresentou-se no traçado localizado a 40 quilómetros a norte de Lisboa com 267,5 pontos, totalizando mais 41,5 do que o segundo classificado, pelo que nem precisava de se preocupar em alcançar um lugar no top-5, face à vantagem de que dispunha para a concorrência.
Mas Mateus Cabrelli não quis fazer uma prova em ‘modo de gestão’ e no sábado, depois de ser o mais rápido nos treinos cronometrados, colecionou mais duas vitórias para o seu currículo, sendo que apesar de ser ainda muito jovem é já apontado como uma das grandes promessas do automobilismo nacional e internacional, dado que ainda só tem seis anos de idade.
Apesar de Mateus Cabrelli ter exercido um domínio praticamente constante ao longo do campeonato, a concorrência deu muita ‘luta’, valorizando ainda mais o seu título de Campeão Nacional, conquistado com 11 vitórias, 6 segundos lugares, um terceiro e um quarto, sendo que numa corrida foi forçado a abandonar. A esta ‘folha de serviço’ há que contabilizar algumas pole-position e voltas mais rápidas que se traduziram em mais pontos para juntar à classificação geral, mas sobretudo foram importantes para o seu currículo.
“Os meus adversários também foram fortes ao longo do campeonato, mas treinei muito e com a ajuda da minha equipa Madi Motorsport foi possível conquistar várias vitórias, muitos pódios e sagrar-me Campeão Nacional. Agradeço ao meus pais, à minha equipa e a todos que me têm ajudado a aprender cada vez mais”, sublinhou Mateus Cabrelli, no final da quinta e última prova do campeonato, disputada no Bombarral, piloto que corre com um kart equipado com chassis Birel e motor Honda.
Agora, nos dias 24 e 25 de outubro, Mateus Cabrelli vai disputar a emblemática Taça de Portugal, no Kartódromo de Leiria, e é apontado como um dos favoritos à vitória.
Por: Promo Karting