A cidade de Lagos acolhe, nos próximos dias 20 a 22 de outubro, o seminário internacional «Lagos: Meridional and Mediterranean city[IES] in the post covid times».

Organizado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa no contexto do projeto Invisible City, o evento conta com o apoio do município lacobrigense, do CIAUD - Centro de Investigação em Arquitetura Urbanismo e Design e da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia.

O apoio do município ao evento decorre do protocolo de colaboração técnico-científica celebrado entre a autarquia e a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, o qual tem estimulado o desenvolvimento de estudos e projetos de investigação de âmbito universitário e a produção de documentação sobre a conservação e valorização do património arquitetónico local. Desta parceria, firmada em 2021, resultou a produção de trabalhos académicos realizados por alunos no contexto da cidade de Lagos, alguns dos quais serão apresentados durante o seminário, mais especificamente no painel “Utopian Visions for Lagos”, que abrirá o segundo dia de trabalhos.

Durante o período de vigência do protocolo foram desenvolvidos pelo município vários projetos para a área do centro histórico de Lagos, pelo que o âmbito das apresentações e debates será alargado a outros intervenientes, merecendo salientar o painel “RECENT DESIGN AND BUILT PROJECTS FOR LAGOS”, que abordará temas como as estratégias para o centro histórico de Lagos, o projeto de reabilitação das muralhas e a requalificação de espaços públicos no centro histórico da cidade. Este painel será apresentado em português.

Intervenções sobre o tema “Turismo e Gentrificação” e a apresentação de projetos de outras cidades da bacia do Mediterrâneo completam o programa destes três dias de trabalhos.

O seminário é de âmbito internacional, pelo que a língua oficial da maior parte dos trabalhos será o Inglês. O evento é, no entanto, aberto à participação de todos os interessados, tendo apenas como limite a lotação da sala, não carecendo de inscrição prévia.

Mais informações no site da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

Consulte o programa do evento aqui