O Tavirense João Viegas foi o vencedor da Edição deste ano e recebeu um cheque Makro no valor de 1.000 euros.

João Viegas, do Restaurante São Gabriel (Almancil) alcançou o notável título de Chefe Cozinheiro do Ano 2015 no maior concurso nacional para profissionais de cozinha. O reconhecimento por esta nomeação de destaque materializou-se na oferta de um cheque no valor de 1.000 euros da Makro.

A final da 26ª edição do Concurso teve lugar na FIL – Feira Internacional de Lisboa – nos passados dias 22 e 23 de novembro.

O menu do vencedor foi composto pelos seguintes pratos: Entrada – “Peixe do dia com sopa de cataplasma e falsas lulas fritas”, Prato de Peixe – “Bacalhau a baixa temperatura com todos e orelha de porco”, Prato de Carne – “O lombinho de vitela assado com seu croquete de molejas e pickles de vegetais bio” e Sobremesa – “Pudim com licor de medonho, mousse de alfazema e maçã em diferentes texturas”.

Ricardo Raimundo da Escola de Hotelaria de Fátima ficou em 2º lugar e em 3º Paulo Carvalho da Cevicheria (Lisboa). A sobremesa “Maçã assada e granizado de maçã” venceu o prémio Helmut Ziebell pelas mãos de Ricardo Raimundo.

O quadro de júri da edição deste ano do concurso esteve entregue à presidência de Nuno Mendes, chefe de cozinha dos restaurantes londrinos “Chiltern Firehouse” e “Taberna do Mercado”, e de António Bóia, capitão da Equipa Olímpica Júnior de Culinária da ACPP.

Todos os finalistas tiveram a oportunidade de realizar uma visita guiada à loja MAKRO de Alfragide, através da qual conheceram a maior loja Makro do país, acedendo à grande variedade e às últimas novidades de produtos que utilizaram nas suas receitas. No momento da visita, a oportunidade serviu ainda para realizar as últimas compras para a confeção das receitas a concurso.

 

Por VA/Youngnetworkgroup