No próximo sábado 14 de novembro, o VIII Festival de Órgão – Faro 2015 continua na Igreja da Sé, com o organista italiano/brasileiro Marco Brescia.

Marco Brescia é frequentemente convidado a atuar em prestigiados festivais e ciclos internacionais de concerto na Europa e América. Mestre em Interpretação da Música Antiga / Órgão Histórico, Brescia é Doutor em Musicologia Histórica / Organologia (Universidades Paris IV – Sorbonne / Nova de Lisboa).

É organista titular do órgão histórico Almeida e Silva / Lobo de Mesquita de Diamantina (1787). Pelo seu trabalho em prol da salvaguarda e restituição do património organístico histórico brasileiro é Comendador da Medalha Presidente Juscelino Kubitschek, outorgada pelo Governo do Estado de Minas Gerais.

O concerto será precedido de palestra alusiva aos 300 anos do Órgão da Sé de Faro, proferida pelo mestre organeiro Dinarte Machado e pelo próprio organista Marco Brescia que nos esclarecerá sobre o órgão “gémeo” instalado no Brasil.

O VIII Festival de Órgão – Faro 2015 é co-organizado pela Associação Cultural Música XXI e Direção Regional de Cultura do Algarve, em parceria com o Município de Faro, a Fundação INATEL e o Hotel Faro.

 

Por Musica XXI