Foi detido pela GNR de Albufeira, na madrugada de hoje, 25 de agosto, um cidadão português, de 23 anos de idade, indiciado pelo crime de detenção de arma proibida (Cartão Faca).

No decorrer de uma ação de patrulhamento de proximidade direcionada para o combate à criminalidade numa das principais zonas turísticas da cidade de Albufeira, o comportamento e nervosismo patenteado por um grupo de indivíduos que se encontrava na via pública despertou a atenção da patrulha.

Após avaliação da situação, os militares procederam à abordagem do grupo, efetuando revista pessoal de segurança a todos os indivíduos.

No decurso da revista efetuada a um dos elementos do grupo, foi possível verificar que o mesmo tinha na sua posse, para além de produto estupefaciente suficiente para 15 doses individuais de haxixe, uma arma branca dissimulada sob a forma de cartão multibanco.

O referido objeto, que estava acondicionado no interior da carteira, apresenta a configuração inicial de um cartão multibanco mas de forma rápida e fácil transforma-se numa pequena faca, razão pela qual estamos assim perante uma arma branca dissimulada sob a forma de outro objeto.

A posse deste objeto configura assim responsabilidade criminal, conforme art.º 86 da Lei 5/2006 de 23 de fevereiro, com última redação dada pela Lei 50/2013 de 24 de julho, tendo-se procedido à detenção do individuo.  

Esta é a segunda apreensão/detenção do género efetuada na região, depois de no final do passado mês de julho um outro cidadão português, de 18 anos de idade, ter sido detetado com um objeto similar na zona da Praia do Amado – Carrapateira.

O detido, residente em Albufeira, está a ser presente ao Departamento de Investigação e Ação Penal daquela cidade para aplicação das medidas de coação achadas adequadas. 

 

Por GNR Faro