O festival reúne cientistas, estudantes, residentes e visitantes para um vasto conjunto de iniciativas destinadas à sensibilização para a conservação, partilha de conhecimento científico e descoberta ativa da riqueza dos habitats costeiros e marinhos.
Entre os dias 13 e 17 de maio, o Festival das Florestas Marinhas propõe dezenas de atividades de observação da vida marinha, saberes e sabores do mar, exposições, espetáculos, apresentação de documentários, conversas e workshops e experiências aquáticas, em vários espaços de Vila Nova de Milfontes, no rio Mira e zona costeira.
No dia 17 de maio, o Colégio Nossa Senhora da Graça recebe a reunião científica “Que futuro para as florestas marinhas de Portugal?”, com apresentações de investigadores, empresas e organizações de todo o país sobre biodiversidade, conservação, restauro, cultivo, inovação e bioeconomia das florestas marinhas, com coordenação científica de Ester Serrão (Universidade do Algarve/CCMAR/CIMAR-LA) e Isabel Sousa Pinto (Universidade do Porto/CIIMAR/CIMAR-LA). A reunião científica é aberta ao público em geral.
De 18 a 22 de maio, decorre o programa de descoberta de algas e plantas marinhas do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina para alunos universitários, organizado pela Universidade do Algarve.
As florestas marinhas, formadas por organismos como algas e outras espécies estruturantes dos ecossistemas costeiros, desempenham um papel vital na manutenção da biodiversidade, na produção de oxigénio e na captura de carbono, contribuindo para a mitigação das alterações climáticas e equilíbrio dos oceanos.
O Festival das Florestas Marinhas é promovido pelo CCMAR – Centro de Ciências do Mar do Algarve, Município de Odemira, Colégio Nossa Senhora da Graça, Junta de Freguesia de Vila Nova de Milfontes e Universidade do Algarve e conta com o apoio de várias entidades, cuja colaboração assegura a realização de todas as atividades do evento e a sua dimensão científica, educativa e cultural.
Programas geral e científico disponíveis em www.cm-odemira.pt
CM Odemira



