Dita a tradição que o povo de Boliqueime saia à rua, no início de julho, para celebrar as suas raízes.
Em 2025, a Junta de Freguesia volta a cumprir a tradição e organiza mais uma edição das Festas Populares de Boliqueime, que decorrerão nos dias 4, 5 e 6 de julho, no Largo do Adro da Igreja.
Durante três dias, a partir das 20h00 na sexta-feira e das 19h00 no sábado e domingo, Boliqueime transforma-se num palco de alegria e muito convívio, com destaque para a música ao vivo, a gastronomia local, os trajes típicos e a animação de rua que refletem o melhor da identidade e cultura da freguesia.
As noites serão marcadas por concertos para todos os gostos:
4 de julho: Nuno Florindo e João Paulo Cavaco
5 de julho: Ruben Filipe e Duo 64
6 de julho: Emanuel & Tânia e Duo Rui & Miguel
A animação estende-se às ruas da freguesia, com arruadas a cargo de Filipe Romão e Luís Parente, bem como momentos de humor e interação com as personagens "Ti Gregoire e Ti Marquinhas", figuras já acarinhadas pela população.
As associações e coletividades locais assumem um papel central, assegurando o funcionamento das tasquinhas com petiscos tradicionais, doces regionais e bebidas típicas, proporcionando a todos os visitantes uma verdadeira experiência de sabores e tradições da região.
Para Nelson Brazão, presidente da Junta de Freguesia de Boliqueime, “estas festas resultam de um esforço conjunto de toda a comunidade que em muito contribui para manter a identidade e cultura desta freguesia, reunindo os boliqueimenses de raiz e de coração.”
Recordamos que Boliqueime foi recentemente elevada à condição de vila.
As Festas Populares de Boliqueime são organizadas pela Junta de Freguesia de Boliqueime, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e das associações da terra.
A entrada é livre.
Por: Malha