A iniciativa visa, através de um conjunto de atividades gratuitas de caráter ambiental, informar e sensibilizar a população, com especial incidência na escolar, para a preservação do ambiente e salvaguarda dos recursos naturais. Pretende-se apelar a uma mudança consciente dos comportamentos, por forma a conseguirmos um meio urbano mais saudável e eficiente, com opção pela utilização dos transportes públicos, da bicicleta, e dos percursos pedonais, nas nossas deslocações diárias.
A ação irá decorrer entre as 10:00 e as 12:30 do dia 22 de setembro, no Largo Afonso III- Vila Adentro, local onde estará encerrado o tráfego motorizado, passando o núcleo histórico a estar reservado somente para peões, ciclistas e transportes públicos.
Recorde-se que o tema deste ano da Semana Europeia da Mobilidade destaca a multimodalidade e incentiva as pessoas a refletirem sobre a variedade dos meios de transporte à disposição e a melhor forma de se combinarem entre si, numa viagem que se pode tornar assim, mais rápida e agradável.
A participação ativa das autarquias, a quem compete despertar consciência entre os seus munícipes sobre a importância da mobilidade sustentável, é essencial para o sucesso desta campanha.
A iniciativa conta com o apoio da Algar, Caetano Auto, Centro de Ciência Viva, Corporeus Health Club, Espaço Saúde em Diálogo, P.S.P. de Faro, Fagar, Far Ecotuk, e Tertúlia Algarvia.
Por CM Faro
Publicado a 11/09/15