Um território transfronteiriço transformado numa coleção de objetos

A CCDR Algarve apresenta a exposição «Contentores de histórias» mostrando ao público o resultado de um trabalho de colaboração entre três novos artesãos e três mestres do Algarve, Alentejo e Andaluzia através do pensamento renovador do design.

A coleção desenvolvida pelo TASA – Técnicas Ancestrais Soluções Atuais - integra peças que combinam materiais sustentáveis, criando novas soluções para as artes tradicionais e enaltecendo identidades locais.

O projeto 0339_GIT_EURO_AAA_2020 – Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças Alentejo-Algarve-Andaluzia, onde esta iniciativa se insere, tem como beneficiários a Junta Autónoma da Andaluzia, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e é cofinanciado pelo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha Portugal (POCTEP) 2014-2020. Esta exposição pretende promover o espírito da Eurorregião Algarve-Alentejo-Andaluzia por via do artesanato, afirmando-o e divulgando-o como uma profissão de futuro.

A Proactivetur, através da equipa do TASA, pôs em prática o projeto e ao longo de vários meses contactou com artesãos, técnicas tradicionais e a história deste território, conduzindo um processo criativo centrado na colaboração artesão-designer.

O resultado é uma coleção de contentores em que cada peça conta histórias: da resiliência de artesãos, da atualidade dos saberes artesanais e das identidades dos lugares.

As peças feitas com palma, cana, vime, madeira e pele, recordam o caráter primordial dos contentores como utilitários intemporais, ao mesmo tempo que assumem e reabilitam tanto a singularidade dos materiais naturais como a nobreza das técnicas artesanais aplicadas.

A exposição estará patente de 26 de Novembro a 18 de Dezembro na sede da CCDR Algarve em Faro (Praça da Liberdade 2) de segunda a sexta-feira entre as 9:00H e as 18:00H. A entrada é limitada a x pessoas e devem ser adotadas as medidas de segurança em vigência, como seja a utilização de máscara

 

Por: Proactivetur

histórias