No âmbito da parceria entre Vale do Lobo e a Galeria São Mamede, a Galeria de Arte Vale do Lobo apresenta a partir de dia 3 de fevereiro, uma exposição de escultura intitulada “Figurantes” pelo aclamado artista Nogueira Lopes, que estará patente ao público até dia 8 de junho de 2017.
Agostinho Nogueira Lopes nasceu em 1959 em S. Simão de Litém, Pombal. Desde tenra idade que evidencia a sua inata vocação para o desenho, pintura e escultura, começando a pintar a óleo como autodidata. Ao longo da sua carreira, Nogueira Lopes participou em diversas exposições coletivas e individuais desde 1977 e está representado em várias coleções particulares em Portugal, Angola, Brasil e Inglaterra.
O trabalho de Nogueira Lopes é movido por influências impressionistas e posteriormente por autores como: Picasso, Salvador Dali, Miró ou Paul Klee.
Nesta exposição intitulada Figurantes, o artista apresenta fragmentos de cabeças humanas, esculturas em madeira, construídas através da colagem de tábuas industriais aparelhadas. As figuras são interrompidas por secções rectangulares na sua superfície, gerando movimento e a destruição da sua forma, evocando uma imagem “desfocada” do rosto clássico. Os Figurantes geram jogos formais, exaltando planos, curvas, retas, volumes e vazios.
Esta exposição de Nogueira Lopes promete surpreender, reunindo uma seleção de magníficas peças e que refletem o talento singular deste artista no resort.
A exposição de escultura “Figurantes” de Nogueira Lopes estará patente na Galeria de Arte Vale do Lobo, de segunda a sexta-feira entre as 09:00h e as 18:00h apresentando o talento destes artistas, pelos magníficos trabalhos e peças em exposição. A entrada é livre.
Por: Galeria de Arte Vale do Lobo