In The Pink, Gallery for Fine Photo Art | 29 de Março 2024 | Terça a Sexta, das 11:00 às 19:00, e Sábados, das 10:00 às 14:00 | Praça da República 69-75, 8100-270 Loulé

In The Pink apresenta "Below the Surface", a primeira exposição de Philipp Keel em Portugal, que reúne uma vasta seleção de trabalhos do artista das últimas duas décadas.

As fotografias luminosas e intensas em cor de Keel celebram o prazer e a estranha beleza de detalhes e objetos que se encontram no nosso dia a dia. As imagens permeadas de tensão, frequentemente irónicas e humorísticas, oscilam entre o surrealismo e o realismo. A sua arte não tem como objetivo realçar a realidade, mas sim retratar o absurdo do vulgar, cuja beleza muitas vezes ignoramos e que ele torna novamente visível. Para o artista, a alienação é um instrumento estético, não só de conteúdo, mas também de método. Através do aumento intencional, distorção e também a redução, o artista manipula e altera a realidade aparente - Keel somente sugere realidade para sensibilizar a visão do observador.

Philipp Keel mergulha no microcosmo da vida quotidiana e, quando finalmente se depara com um motivo, normalmente num local discreto, nunca o deixa escapar. É nesse momento que ele quer captá-lo e, com o seu trabalho artístico quase obsessivo, transforma-o intuitivamente em fascinantes abstrações. A coincidência e a determinação estão em harmonia e a coincidência fornece muitas vezes a imagem.

Esta capacidade artística não convencional permite que Keel crie experiências visuais a partir de trivialidades quase bizarras. O nível de abstração é sempre levado a um ponto em que a receção e a assimilação subjetiva do que é mostrado, incluindo a sua estética (sur)real, é possível sem obstáculos. Na sua série "Watermelon Seeds", a sua técnica e linguagem visual única permitem-lhe compor uma obra de arte com cores e formas maravilhosamente delicadas a partir das estruturas banais de uma melancia e das suas sementes. O habitual torna-se invulgar através da lente da sua câmara. É o que é - mas diferente.

Os momentos aparentemente aleatórios definem o trabalho de Keel e ensinam o espetador a olhar de novo, e manter-se curioso.

Philipp Keel estudou no Berklee College of Music em Boston e na Hochschule für Film und Fernsehen em Munique antes de trabalhar em várias disciplinas artísticas nos EUA durante vinte anos. As suas fotografias, pinturas, aquarelas, desenhos e serigrafias foram apresentadas em numerosas exposições internacionais em galerias e museus e estão representadas em coleções importantes.

Com os livros bestseller “All About Me” e “All About Us” (Random House, 1998/2000), os livros de fotografias abrangentes “Color”, “Splash”, “Last Summer” (Steidl, 2004/2015/2021) e a série de livros “Keel's Simple Diary” (TASCHEN, 2009/2011), tornou-se mundialmente reconhecido.

Philipp Keel vive e trabalha na Suíça e Itália.

 

 

Exposição Below the Surface, Philipp Keel

In The Pink, Gallery for Fine Photo Art

29 de Março 2024

Terça a Sexta, das 11:00 às 19:00, e Sábados, das 10:00 às 14:00

Praça da República 69-75, 8100-270 Loulé

 

In The Pink