Pelos restaurantes e bares da Praia da Rocha, centenas de pessoas foram incapazes de esconder os nervos que duraram durante 120 minutos, e logo após o apito final da partida soltaram as emoções com lágrimas de alegria e gritos de euforia.
"Somos campeões e mostrámos que, com esforço e humildade, superamos quaisquer desafios", disse à agência Lusa Paulo Freitas, que abraçava efusivamente quem se lhe atravessasse no caminho.
Cachecóis, bandeiras e camisolas enchiam de colorido as esplanadas, onde as emoções faziam subir a temperatura muito acima dos 30 graus registados pelos termómetros na região do Algarve.
O apoio à seleção das quinas foi uma constante, apesar de alguns sustos causados pelo ataque dos franceses, mas, ainda assim, a confiança na formação de Fernando Santos foi mantida até ao fim.
"O treinador tinha razão. O caneco é nosso e mostrámos ter capacidade e qualidade para ultrapassar qualquer adversário, independentemente do seu favoritismo", afirmava um dos adeptos mais eufóricos na esplanada com vista mar.
Depois da saída do capitão Cristiano Ronaldo, a confiança aumentou para alguns: "Agora os jogadores portugueses vão mostrar que não dependemos de um jogador", afirmava Susana Correia, ao manifestar alguma revolta pela entrada do jogador francês que afastou Ronaldo da equipa.
Com o intervalo, os ânimos acalmaram e serviu para acentuar a confiança na equipa portuguesa: "Chegámos até aqui, agora a segunda parte é nossa", comentavam alguns adeptos mais inconformados.
Contudo, até ao final o nulo manteve-se e com ele a confiança de que a vitória dificilmente fugiria a Portugal.
Com o prolongamento, os nervos acentuavam-se, mas a "agressividade" da equipa mantinha a confiança na vitória portuguesa.
O golo de Portugal, marcado por Éder, proporcionou uma explosão de alegria e os festejos acentuaram-se: "Agora dificilmente a vitória fugirá a Portugal", vaticinou Hélder Barros.
O final da partida trouxe às centenas de adeptos a alegria do título que fugiu a Portugal há 12 anos, no Euro2004, após derrota em casa com a Grécia.
"Somos campeões e agora há que festejar pela noite dentro", afirmou Hélder Barros, que integrou o cortejo de centenas de veículos que saiu da Praia da Rocha para percorrer várias artérias da cidade de Portimão.
Por: Lusa