Já é possível marcas regionais candidatarem-se aos Prémios Cinco Estrelas Regiões 2026. As candidaturas estão abertas até ao final do ano e irão passar por diferentes fases de análise, seguindo a metodologia Cinco Estrelas.
Este sistema de avaliação pretende identificar, avaliar e promover o que de melhor existe nas diferentes regiões do país ao nível das marcas e serviços regionais, mas também os ícones culturais e patrimoniais que caracterizam cada uma das regiões, sejam eles praias, monumentos, museus, romarias, cozinha tradicional, entre muitas outras categorias.
Após um processo de avaliação rigoroso que dura vários meses, e depois de identificados os vencedores, o objetivo será divulgar e promover as marcas que se destacaram pelo elevado nível de satisfação junto dos consumidores, em diferentes categorias nos vários distritos do país.
Sejam os vencedores marcas privadas ou municipais, este galardão irá permitir às autarquias esboçarem roteiros verdadeiramente apetecíveis nas suas regiões, incluindo as melhores referências gastronómicas e culturais, indicadas quer seja para uma viagem de lazer ou em trabalho.
Para detalhes quanto ao processo de avaliação e candidatura, as autarquias ou empresas deverão contactar a Organização do Prémio Cinco Estrelas através de um formulário disponível no site, em r.cinco-estrelas.pt.
No final do processo de avaliação, independentemente do resultado, todos os participantes irão receber um relatório detalhado no âmbito dos testes e estudos implementados, que lhes irá permitir perceber qual a sua posição face a outros concorrentes e até mesmo identificar aspetos a melhorar.
Para a edição de 2025 foram avaliadas mais de 1.000 marcas com presença regional, tendo sido distinguidas 141 marcas locais e 100 ícones regionais, apresentados como vencedores numa cerimónia que decorreu no passado dia 27 de junho no Espaço Miguel Torga, São Martinho de Anta, no concelho de Sabrosa.
Informações adicionais e inscrições através do seguinte website: https://r.cinco-estrelas.pt/.
Por: Hubmedia