Foi descerrada este sábado a placa toponímica da Rua Stefano Saviotti, em Vilamoura, naquela que pretende ser uma homenagem do Município de Loulé a um dos principais empreendedores no litoral do concelho.
Durante o descerramento da placa toponímica, precisamente numa artéria que dá acesso ao Hotel Dom Pedro, numa cerimónia que decorreu este sábado, Saviotti mostrou-se “profundamente honrado”. Até porque neste dia foi também distinguido pelo Município com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro.
“Não é hábito atribuir o nome de uma rua a uma pessoa ainda em vida, portanto é uma honra especial. Este é o reconhecimento de mais de 50 anos de dedicação ao desenvolvimento de Vilamoura e Quarteira. É uma alegria ver que o nosso trabalho deu frutos”, disse. E deixou uma palavra especial aos seus colaboradores que estão com ele desde o início e que fizeram questão de marcar presença neste momento: “Sempre mantive uma relação muito boa com todas as pessoas a quem eu chamo meus colaboradores, que são fundamentais para conseguir o sucesso”.
Já o autarca Vítor Aleixo disse tratar-se de uma “homenagem justíssima”, pelo papel que “este grande empresário teve no desenvolvimento de Vilamoura, do concelho de Loulé e de Portugal”, tanto na hotelaria como nos campos de golfe.
Destacou ainda o facto deste empreendedor ter tido sempre uma “relação amistosa e cordial com os seus trabalhadores”.
Sobre Stefano Saviotti
Stefano Saviotti nasceu em 1946, em Florença, Itália, mas tem nacionalidade portuguesa. É um reconhecido investidor internacional e homem de negócios, com investimentos, empresas e projetos concretizados, ao longo da sua vida, a título individual ou em parceria familiar, em diversas áreas, como agricultura, turismo, promoção e construção de imóveis e residências, construção e exploração de campos de golfe, banca e seguros, em países tão diversas como Itália, França, Suíça, Polónia, Estados Unidos e Brasil.
Em Portugal, os seus principais investimentos e projetos estiveram sempre centrados no Algarve em Vilamoura/Loulé, em Lisboa e na Região Autónoma da Madeira. Stefano Saviotti iniciou a sua atividade em empresas familiares (Hotel Anglo-Americano, em Roma), em 1965. Em 1968, vem para Portugal, com o objetivo de dirigir as obras de construção do Hotel Dom Pedro Baía, na ilha da Madeira, construção essa que havia sido iniciada pelo seu pai.
Esta foi a primeira unidade da cadeia de Hotéis Dom Pedro em Portugal, sendo que, posteriormente, reforçou o Grupo com mais oito hotéis, o último dos quais, em Fortaleza, Brasil, merecedor de reconhecidos prémios.
Após uma primeira visita com o seu pai ao Algarve, e face à oportunidade surgida com a construção da Marina de Vilamoura e o desenvolvimento do novo empreendimento de Vilamoura pela então Lusotur S.A., tomaram a decisão de adquirir alguns dos lotes de terreno disponíveis e iniciar a construção do Hotel Dom Pedro Golfe, hoje Dom Pedro Vilamoura, a primeira unidade hoteleira a ser construída no empreendimento. Abriu as portas em novembro de 1975, dando início a uma presença e um período de atividade contínuo de cerca de 50 anos, na hotelaria e turismo em Vilamoura e no concelho de Loulé.
Posteriormente, Saviotti decidiu construir o Hotel Dom Pedro Marina e adquirir o edifício que, após renovação, deu lugar ao Hotel Dom Pedro Portobelo, também unidades hoteleiras de referência em Vilamoura. Ao mesmo tempo, o agora Grupo Dom Pedro geriu, durante vários anos, o campo de golfe do Pinhal e explorou, através de uma concessão de praia, o restaurante de praia Búzios, na Praia de Vilamoura.
Entre 1995 e 1998, Stefano Saviotti iniciou e concluiu a construção do Hotel Dom Pedro Lisboa, um dos maiores e mais icónicos hotéis da capital.
Em 2016, o Grupo Dom Pedro adquiriu a empresa Lusotur Golfes S.A., que, à época, passava por grandes dificuldades, dada a pré-falência das entidades então proprietárias, e reabilitou os cinco campos de golfe de Vilamoura. Em paralelo, foram também adquiridos os lotes de terreno ainda disponíveis na Urbanização da Quinta do Romão, sitos na frente de mar entre Quarteira e Vilamoura, onde foi construído um novo empreendimento turístico de 5*, o Dom Pedro Residences, que iniciou a operação turística em julho de 2024.