Paulo Figueiras, diretor do Zoo de Lagos, escreveu uma nota de despedida a Maria João Abreu, madrinha do espaço algarvio.

"Até já Maria João, o maior exemplo de simplicidade e Amor Parece que foi ontem, mas já lá vão uns aninhos, que eu saía de Barão rumo à Avenida da Liberdade para me encontrar com o Luís da Malveira (Luís Ferreira) um amigo muito especial, para de seguida, irmos jantar ali ao Manel no Parque Mayer com a Dona Beatriz Costa que morava mesmo ao lado no Tivoli.

Entre uma laraxa picante, típico da Dona Beatriz, e mais uns dedos de conversa, a seguir, como era de praxe íamos à revista, a revista à portuguesa que enchia o coração da gente. E era nesses momentos, que o Luís trazia as trouxas da Malveira com o garrafão de 5 litros e entravamos camarim adentro para comemorar mais uma sessão daquele que era o grande espetáculo da altura.

Tanta história para contar… ainda me lembro da Dona Beatriz, a puxar-me pelo braço e dizer 'oh Paulo, sabes que o elefante é o animal mais sexy? E eu, porquê, Dona Beatriz? Porque por onde passa fo** tudo' ripostava ela em tom malicioso. Ou quando respondia a um jornalista que lhe perguntava porque tinha casado uma vez e nunca mais o tinha voltado a fazer, ela muito brejeira dizia – 'Ouça lá , então uma mulher por gostar de leite , tem de comprar uma vaca?' Passava o João Baião , que na altura estava na revista, e ela com aquele ar que só ela tinha, lhe dizia: 'Oh filho, nunca te prostituas pela televisão, o teatro é tudo!!!' E foi nestes intervalos de abrir e fechar uma cortina, dum frenesim de camarim, que conheci dois seres humanos maravilhosos, com quem privei muitas vezes, eram eles a Maria João e o Zé, seres humanos duma simplicidade e um carinho extremo. Sim, porque vedetismos não é para eles.

Tantas histórias contadas e risadas vividas! E foi num destes encontros que surgiu a ideia, deles serem os padrinhos deste que é o meu projeto de vida, o Zoo de Lagos. Foi a 16 de Novembro do ano 2000, que a Maria João Abreu e o José Raposo, partilharam comigo um dos dias mais felizes da minha vida. E fomos seguindo, falando, comemorando, vivendo, com as mudanças inerentes da vida, a João com o João, o Zé com a Sara, o Ricardo e a Rita, que por sinal têm um puto que nasceu no mesmo dia que eu, o Miguel, enfim… Hoje, parece que um bocado do Mundo desabou sobre mim…não minha querida João, tu não merecias isto, aquele ser humano sempre a querer dar de si, simples, humilde, trabalhador, apaixonado, mas, estejas onde estiveres quero que saibas que tenho o maior carinho por ti. 

Apesar de amanhã não estar presente na tua despedida, estarei sempre contigo. Aos pais da João, ao João, ao Zé, ao Ricardo, ao Miguel, a todos aqueles que te queriam, recebam um beijo no coração!"

Por: Paulo Figueiras