Oficialmente, a Blue Monday, o “dia mais triste ano ano”, já passou – celebrou-se esta segunda-feira, dia 17 de janeiro de 2022 –, mas a verdade é que este estado de ânimo pode prolongar-se durante mais dias, especialmente agora, que o primeiro mercúrio retrógrado do ano também está de volta. Acreditando ou não na influência dos astros e do clima na nossa vida, apresentamos-te 10 dicas para combater a depressão de inverno e espantar a tristeza. Pequenos gestos simples que podem dar outra alegria à vida. Mas se notas que precisas de outro tipo de apoio, o melhor é mesmo procurar ajuda profissional a nível psicológico.
Como combater a depressão
O termo Blue Monday é usado para indicar uma sensação de tristeza, tédio e melancolia. Mas por que é que a terceira segunda-feira do ano é o dia mais triste? Simplesmente devido a fatores relacionados com condições climáticas (dias mais curtos, com pouco sol), stress de regressar ao trabalho após as férias e festividades, e também com a condição física, nomeadamente o cansaço.
Embora muitos considerem que a Blue Monday não passa de um golpe publicitário (não é por acaso que existem ofertas para afugentar a melancolia) aqui estão 10 dicas para combater a depressão este inverno:
- Passear: o ideal é deixar o telemóvel em casa e passear, de preferência numa área verdejante;
- Não ter pressa em comprar o que não precisas: fazer compras frenéticas na tentativa de te sentires melhor nunca resolve o problema. O melhor é esperar;
- Comprar uma planta: uma planta suculenta será suficiente, se achares que não tens tempo ou podes cuidar dela;
- Passar 10 minutos do teu tempo a fazer o que gostas. Tira algum tempo só para ti mesmo, e opta por não fazer absolutamente nada;
- Liga a um amigo com quem não falas há muito tempo;
- Pede comida: se não quiseres sair, pedir a tua comida favorita também é uma ótima solução;
- Come um gelado. Às vezes, a melhor solução é comer um bom gelado, um verdadeiro remédio para a alma;
- Não aceites convites se não tiveres vontade;
- Faz um elogio sincero: às vezes, dar um simples elogio a um ente querido pode ajudá-lo a sentir-se melhor;
- Fica longe das redes sociais: ficar longe das redes sociais é a primeira coisa a fazer. É melhor dedicares-te a ler um bom livro ou ouvir música.
Por: Idealista