No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 03:40 e 15:58, a baixa-mar às 09:30 e 21:46.
Os nascidos nesta data pertencem ao signo Touro, destacando-se o filósofo e político italiano Nicolo Machiavelli (1469), o poeta inglês William Broome (1689), a estadista israelita Golda Meir (1898) e o cantor e compositor norte-americano Pete Seeger (1919).Nesta data, em 1494, Cristóvão Colombo descobria a ilha da Jamaica. Em 1841, a Nova Zelândia era declarada colónia britânica. Em 1911, era criada em Portugal a Guarda Nacional Republicana. Em 1944, uma equipa de cientistas da Universidade de Harvard, EUA, conseguia produzir quinino sintético.Em 1968, começava, em França, o movimento de contestação conhecido por Maio de 68. Em 1979, Margaret Thatcher, 53 anos, era a primeira mulher a assumir a liderança do Governo inglês, após as eleições que deram ao Partido Conservador 44 por cento dos votos e uma maioria de 43 lugares nos Comuns. Em 1982, a Argentina confirmava o afundamento do cruzador General Belgrano, por um submarino britânico, no conflito sobre as Falkland/Malvinas.Em 1987, suicidava-se, em Paris, a cantora Dalida, 54 anos, francesa de origem egípcia. Em 1988, a polícia marroquina detinha, em Casablanca, Alexandre Chagas e Joaquim Messias, suspeitos de envolvimento no assassínio de Evo Fernandes, antigo secretário-geral da Renamo. Em 1989, a Câmara Municipal de Lisboa aprovava, por unanimidade, a proposta do arquiteto Siza Vieira para a recuperação da zona do Chiado.Em 1990, morria o Patriarca Pimen, 79 anos, chefe da Igreja Ortodoxa de Moscovo. Em 1992, o Banco de Portugal anunciava a recuperação de 70 por cento do ouro investido na Drexel, empresa norte-americana que entretanto falira.Em 1993, Fernando Gomes, presidente da Câmara do Porto, confirmava, em Madrid, a existência de um projeto espanhol destinado a desviar água do rio Douro e, em 1996, nove países, incluindo Portugal, assinavam, em Estrasburgo, a nova versão da Carta Social Europeia.Em 2000, iniciava-se, na Holanda, o julgamento dos dois terroristas líbios responsáveis pelo atentado de Lockerbie (Escócia), em 1988. E, em 2003, o papa João Paulo II começava uma visita de dois dias a Madrid. Era a 99.ª viagem ao estrangeiro durante o pontificado, a primeira de 2003 e a quinta a Espanha.
Em 2004, a verificação de um erro informático no programa de colocação de professores levava o Ministério da Educação a proceder a novas listas de candidatos. Em 2005, investigadores do Instituto de Biologia Molecular e Celular e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar eram distinguidos com o Prémio LabMed, pelo trabalho sobre a Paramiloidose.
Em 2006, eram apresentadas as principais medidas da reforma da segurança social. A Assembleia da República aprovava o diploma sobre a instalação de sistemas de vigilância eletrónica rodoviária. E morria Karel Appel, 85 anos, pintor holandês, fundador do movimento COBRA.
Em 2007, a proposta de Lei do Tabaco era aprovada, na generalidade, na Assembleia da República, enquanto era publicado em Diário da República o decreto-lei que criava o Gabinete para os Meios de Comunicação Social, em substituição do Instituto da Comunicação Social. Ainda neste ano, uma criança britânica de três anos, Madeleine, era dada como desaparecida num complexo turístico na Praia da Luz, em Lagos, onde se encontrava de férias com os pais. Astrónomos norte-americanos anunciavam a descoberta do maior planeta extrassolar, situado a 440 anos-luz da Terra. Morriam Wally Schirra, 84 anos, astronauta norte-americano, o primeiro norte-americano a concluir um voo em órbita da Terra, e que participou nos programas Mercúrio, Gemini e Apolo; e Mário López Sánchez, 64 anos, jornalista guatemalteco, assassinado.
Em 2008, a Marcha Global da Marijuana 2008 decorria em 232 cidades do mundo, entre elas Lisboa, Porto e Coimbra, com o objetivo de pedir a regulamentação, legalização e consequente descriminalização do consumo das drogas leves. A passagem do ciclone Nargis pelo sul da Birmânia (Myanmar) provocava milhares de mortos.
Em 2009, morria Dimas Pereira, fundador do Círculo Cultural de Setúbal em 1969, militante do PCP e resistente antifascista. Tinha 87 anos
Em 2010, o Prémio Secil de Engenharia Civil 2009 era atribuído ao engenheiro Fernando Silveira Ramos pelo Molhe Norte da Barra do Douro, uma obra que suscitava polémica no grande Porto. Morria o fundador e ex-diretor do Serviço de Informações de Segurança (SIS), Ramiro Ladeiro Monteiro, aos 79 anos, vítima de doença prolongada.
Em 2011, D. José Policarpo era eleito novo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), no decorrer da 177.ª Assembleia Plenária, na Casa de Nossa Senhora das Dores, no Santuário de Fátima. Jackie Cooper, que se tornou aos 9 anos o mais novo ator nomeado para um Oscar com o filme "Skippy", morria aos 88 anos.
Em 2014, morria Veiga Simão, antigo ministro da Educação e da Defesa, aos 85 anos, no Hospital dos Lusíadas, vítima de doença prolongada. Morria Gary S. Becker, O economista norte-americano e prémio Nobel, aos 83 anos.
Lusa/Fim.