Principais acontecimentos registados no dia 10 de novembro, Dia Mundial da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento:

1483 - Nasce Martinho Lutero, em Eisleben, Alemanha.

 

1668 - Nasce o compositor francês François Couperin, expoente do Barroco.

 

1759 - Nasce Friedrich Schiller, poeta e dramaturgo alemão.

 

1871 - O explorador britânico Henry Stanley encontra, na selva da África Central, o missionário David Livingstone, considerado perdido, indagando "Dr. Livingstone, presumo".

 

1875 - É fundada a Sociedade de Geografia de Lisboa.

 

1887 - Lourenço Marques, atual Maputo, passa a cidade.

 

1910 – A Inglaterra, grande potência mundial e velha aliada de Portugal, reconhece de facto a República Portuguesa.

 

1913 - Nasce Álvaro Cunhal, líder comunista português.

 

1918 - Sai o primeiro número do jornal "O Vermelho", pequeno semanário editado por um grupo de benfiquistas.

 

1933 - O Papa Pio XI institucionaliza a Acção Católica portuguesa.

 

1938 - O líder fascista Benito Mussolini adota legislação antissemita.

 

1944 - II Guerra Mundial. A Alemanha de Hitler utiliza um novo míssil contra o Reino Unido, o foguete V-2.

 

1959 - A Assembleia-geral da ONU condena a política de segregação racial da África do Sul.

 

1961 - Desvio de um avião da linha Casablanca-Lisboa, por membros da Oposição Democrática dirigidos por Palma Inácio, para lançamento de panfletos sobre Lisboa, que apelam à resistência à ditadura.

 

1967 - A sonda norte-americana Surveyor-6 pousa na Lua, no ensaio de um voo tripulado.

 

1968 - Guerra Colonial. O Conselho de Segurança da ONU condena as incursões militares portuguesas no território do Zaire.

 

1969 - A Rua Sésamo, criada pela equipa da Children’s TV Network, com Jim Henson, estreia-se na PBS, estação pública norte-americana.

 

1973 - O secretário de Estado norte-americano Henry Kissinger chega a Pequim para completar o processo de normalização de relações diplomáticas entre os EUA e a China.

 

1975 - Na Assembleia-geral da ONU são aprovadas as resoluções que qualificam o sionismo uma forma de racismo e estabelecem a participação da OLP em todas as convenções sobre o Médio Oriente.

 

1979 – Fundação da Juventude Comunista Portuguesa, pela unificação da União de Estudantes Comunistas e da União da Juventude Comunista.

 

1982 - É anunciada em Moscovo a morte de Leonid Brejnev, secretário-geral do PCUS.

 

1984 – Prisão de Nicolo Milano, um dos mais destacados “patrões” da máfia siciliana.

 

1985 - A lista encabeçada por Adriano Moreira vence a eleição para a nova direção do CDS.

 

1988 - Álvaro Cunhal, secretário-geral do PCP, é condecorado com a Ordem Karl Marx, a mais alta distinção da República Democrática Alemã.

 

1989 - Morre o ator Barroso Lopes, 82 anos, o último dos comediantes, depois de Vasco Santana e António Silva.

 

- O Muro de Berlim começa a ser derrubado.

 

1994 - O embaixador português João Cutileiro é eleito secretário-geral da União da Europa Ocidental.

 

1999 - Morre o trompetista norte-americano Lester Bowie, 58 anos, fundador do Art Ensemble de Chicago.

 

2001 - A Organização Mundial do Comércio aprova a adesão da China.

 

2003 - O Governo português apresenta o Plano Estratégico Ferroviário para o Século XXI.

 

- A Organização Mundial do Comércio considera "incompatíveis" com as regras da organização as sobretaxas sobre as importações de aço impostas pelos EUA para proteger a sua indústria.

 

2004 - O Prémio Secil de Arquitetura é atribuído a Eduardo Souto Moura, pelo Estádio Municipal de Braga.

 

- O poeta brasileiro Paulo Henriques Brito vence o Prémio PT de Literatura com a obra “Macau”.

 

2005 - Ministério da Ciência anuncia a criação de programa de combate ao abandono e insucesso escolar no Ensino Superior, em 2006.

 

- O Senado dos EUA aprova a resolução que despoja os “combatentes estrangeiros, detidos na base de Guantánamo, do direito de recorrer da detenção”, perante a Justiça.

 

- Morre Joaquim Machado, 81 anos, editor e livreiro, fundador da Livraria Almedina, em Coimbra (1955).

 

2006 - Início do VIII Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários, em Lisboa, com representações de 70 países.

 

- É publicado no Diário da República o Aviso do Banco Portugal que obriga os bancos a informar as regras dos arredondamentos e o número de dias do cálculo dos juros, nos contratos de crédito.

 

- A Rússia chega a acordo com os EUA, no âmbito das negociações bilaterais para a integração na OMC, que duravam há 13 anos. O pacto comercial entre os dois países é assinado a 19 de novembro, no Fórum da APEC, em Hanói.

 

- A Junta de Governadores da Universidade de Santiago de Compostela, Galiza, aprova por unanimidade a anulação do título de Doutor Honoris Causa concedido ao ditador espanhol Francisco Franco, em 1965.

 

- Sequestro de um autocarro, com 30 passageiros, no Rio de Janeiro, termina ao fim de 10 horas, sem mortos nem feridos. O sequestro mais longo da história da cidade.

 

- Cabo Verde é selecionado para o programa norte-americano de apoio ao desenvolvimento Desafios do Milénio 2007 - Millenium Challenge Account, na categoria dos Países de Desenvolvimento Médio.

 

- O Benfica entra no Guinness Book of Records 2007 como clube com mais associados do Mundo, com os seus 160.392 sócios.

 

- Jorge Vaz de Carvalho, presidente do Instituto das Artes, vence o Prémio de Tradução Científica e Técnica da União Latina/FCT, com a versão portuguesa da obra do século XVIII “Principi di Scienza Nuova”, “Ciência Nova”, de Giambattista Viço.

 

- Morre Jack Palance, 87 anos, ator norte-americano, Óscar pela interpretação no filme "City Slickers".

 

2007 - A XVII Cimeira Ibero-americana de chefes de Estado e de Governo dedicada à coesão social termina em Santiago do Chile, ensombrada por um incidente entre Hugo Chávez e o rei Juan Carlos de Espanha. O Rei Juan Carlos mandou calar o presidente da Venezuela, que voltou a chamar "fascista" ao ex-chefe de Governo José Maria Aznar.

 

- Morre o escritor norte-americano Norman Mailer, com 84 anos, em Nova Iorque, vítima de insuficiência renal. Mailer foi duas vezes vencedor do Prémio Pulitzer e ganhou cedo o epíteto de "enfant terrible".

 

2008 - A União Europeia aprova o lançamento da primeira operação naval desde sempre para lutar contra a pirataria ao largo da Somália e no golfo de Aden, anunciou a presidência francesa da EU.

 

- Morre a cantora lírica Ana Lagoa, 75 anos, na sua casa em Salzburgo, vítima de Alzheimer. A soprano obtivera a dupla nacionalidade, portuguesa e austríaca, por casamento.

 

2009 - Morre Robert Enke, jogador do Hanover, antigo guarda-redes do Benfica, 32 anos.

 

2010 - João Manuel Serra, conhecido como “Senhor do Adeus”, por acenar a quem passava na zona do Saldanha, em Lisboa, morre aos 79 anos.

 

- Dino de Laurentiis, produtor de filmes de realizadores como Federico Fellini e Roberto Rosselini, considerado o representante máximo do cinema italiano do pós-guerra, morre em Los Angeles, aos 91 anos. “Arroz amargo”, “As noites de Cabíria”, “Barbarella”, “Hannibal”, “Dune” ou “Veludo Azul” são alguns dos filmes produzidos por de Laurentis.

2011 – O vice-presidente do BCE Lucas Papademos assume a liderança da coligação governamental na Grécia. O objetivo é aprovar as medidas assinadas como contrapartida do novo empréstimo antes das eleições.

 

- Morre Ivan Martin Jirous, poeta e ex-dissidente checo, aos 67 anos, em Praga.

 

2013 - O vice-ministro iraniano da Indústria, Safdar Rahmat Abadi, é morto em Teerão por desconhecidos.

 

- O espanhol Marc Marquez (Honda) sagra-se campeão de MotoGP, tornando-se, aos 20 anos, o mais jovem vencedor do Mundial da categoria máxima do motociclismo de velocidade.

 

- Morre Luis Cardoso de Menezes, economista e empresário e antigo administrador da RTP, aos 72 anos.

 

 

Este é o tricentésimo décimo quarto dia do ano. Faltam 51 dias para o termo de 2014.

 

Pensamento do dia: "No que lhes parece risível é que os homens mais revelam o próprio carácter". Goethe (1749-1832), poeta alemão.

 

Por: Lusa