A entidade responsável pelo recrutamento de dirigentes para a função pública (CReSAP) recebeu 16 candidaturas ao concurso para o cargo de presidente do Conselho Diretivo do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Fonte da CReSAP disse à Lusa que foram recebidas 230 candidaturas para os 10 concursos relativos ao processo de recrutamento para o IEFP, na sequência da demissão do anterior presidente, Jorge Gaspar, a 18 de maio.

Assim, além das 16 candidaturas para o cargo de presidente do IEFP, foram também recebidas 24 para a função de vice-presidente, 23 para a de primeiro vogal e 28 para a de segundo vogal.

Foram ainda abertos concursos para os cargos de delegados regionais, tendo sido recebidas 16 para o Alentejo e 17 para o Algarve.

No caso da delegação regional do Norte, houve 24 candidaturas para delegado e 32 para subdelegado, e no caso da delegação regional de Lisboa e Vale do Tejo, houve 27 candidaturas para delegado regional e 23 para subdelegado regional.

A mesma fonte disse ainda que, concluído o prazo para apresentação de candidaturas, inicia-se agora a fase de avaliação, cujo objetivo é selecionar três pessoas com mérito para desempenhar cada uma das posições, cabendo depois ao Governo escolher entre estes três candidatos.

Jorge Gaspar, que presidia à direção do IEFP desde dezembro de 2013 e tinha sido reconduzido em janeiro deste ano, em regime de substituição, pelo ministro da tutela, Vieira da Silva, demitiu-se a 18 de maio sem explicar os motivos da saída.

O concurso para presidente do conselho diretivo do IEFP terminou à meia-noite do dia 19 de julho e os restantes concursos terminaram à mesma hora do dia anterior.

 

Por: Lusa