Em 1838, por decreto de D. Maria II, nasce a Banda da Guarda Municipal que, mais tarde, com a implantação da República, passou a designar-se Banda de Música da Guarda Nacional Republicana.
Atualmente a Banda de Música está na dependência da Unidade de Segurança e Honras de Estado, sendo que constitui um dos órgãos que o Ex.mo Comandante-Geral tem à sua disposição para, no âmbito da atividade musical, concorrer com a sua ação em atividades no âmbito das atividades de Representação a nível do Protocolo de Estado, cerimónias militares, culturais e recreativas e de divulgação da GNR.
A elevada especialização dos seus componentes e o seu amplo e valioso arquivo (mais de 3.000 obras) permitem que a Banda em Concerto atinja um nível artístico difícil de encontrar em agrupamentos congéneres.
Em 2005 a Banda foi distinguida com o prémio “Amália” na categoria de Música Clássica e em 2006 foi conferido à Banda, por S. Ex.ª O Sr. Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, o Título de Membro-honorário da Ordem do Infante D. Henrique.
O Maestro Capitão João Afonso Cerqueira é o actual maestro titular da Banda Sinfónica da GNR.
Duração: 90 minutos com intervalo
Classificação etária: maiores de 6 anos
Preços: entrada livre, sujeita à lotação da sala
Ficha artística e técnica:
Direção: Capitão João Afonso Cerqueira
Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana