O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) assinala o Dia Nacional do Doente com AVC, a 31 de março, com um conjunto de iniciativas promovidas pelas equipas multidisciplinares nas várias unidades hospitalares.

Em Faro, os profissionais de saúde promovem uma exposição que tem como objetivo falar sobre a temática e dar a conhecer o dia-a-dia numa Unidade de AVC. A exposição vai estar patente até ao dia 7 de abril na entrada principal da Unidade Hospitalar de Faro.

Paralelamente, a equipa multidisciplinar da Unidade vai ainda participar, no dia 31, numa sessão de esclarecimento sobre AVC através da Qlinic, uma plataforma digital criada por alunos de Medicina da Universidade do Algarve para responder gratuitamente a todas as dúvidas de saúde. Esta sessão resulta de uma parceria estabelecida entre os alunos do Curso de Medicina e os profissionais da Unidade de AVC do CHUA com o objetivo de responder, entre outros assuntos, a todas as dúvidas de saúde relacionadas com a temática do AVC.

Também em Portimão vai estar patente, até 5 de abril, uma exposição alusiva ao trabalho desenvolvido pela equipa de Medicina Física e de Reabilitação (Fisioterapia, Terapia da Fala, e Terapia Ocupacional) da Unidade Hospitalar de Portimão / Lagos. A exposição pode ser vista no hall de entrada, junto à sala de espera da Consulta Externa.

Os profissionais do Centro de Medicina Física e Reabilitação do Sul (CMFR Sul), através do Serviço de Nutrição, vão assinalar a efeméride com uma ação de sensibilização direcionada para os utentes através da distribuição de folhetos informativos sobre «A Alimentação e o AVC».