12 CHEFS, 3 BANDAS E UM PÔR DO SOL NA MARINA DE VILAMOURA

A pouco mais de um mês da estreia do Chefs on Fire no Algarve, é tempo de revelar quem serão os chefs e bandas convidadas para aquecer a Marina de Vilamoura, entre os dias 20, 21 e 22 de junho. O maior festival de gastronomia e música da Europa reúne um cartaz imperdível para desfrutar ao pôr do sol. 

Com produção da Lohad e em parceria com o master developer Vilamoura World, o cartaz gastronómico desta edição está organizado em quatro categorias — carne, peixe, vegetariano e sobremesas — e reúne 12 chefs que irão homenagear os sabores da gastronomia algarvia nas suas propostas exclusivas. Todos os pratos serão preparados exclusivamente com recurso ao fogo, respeitando a origem dos ingredientes e as tradições gastronómicas da região, num ambiente de partilha e autenticidade. 

Nos pratos principais, na categoria de carne, participam Marin Colomès, do restaurante Alfredo, Pedro Pinto, do Viceroy, e João Oliveira, do Vista, detentor de uma estrela Michelin e dois Sóis Repsol. Nos pratos de peixe, José Lopes, do Bon Bon, e Louis Anjos, do Al Sud, ambos distinguidos com uma estrela Michelin e dois Sóis Repsol, juntam-se a Noélia Jerónimo, do restaurante Noélia, trazendo consigo a essência da cozinha algarvia. 

Na vertente vegetariana, o festival conta com Paulo Carvalho, do Zagaia, João Narigueta, do Híbrido, e Lívia Orofino, sous-chef do Canalha, distinguida com um Sol Repsol. Já nas sobremesas, brilham Márcio Baltazar, Diogo Lopes, do Four Seasons Hotel Ritz Lisbon, e Rita Santos, da Herdade do Esporão, que soma dois Sóis Repsol. 

No palco, a curadoria da programação musical mantém-se numa aposta no melhor da criatividade nacional, ao mesmo tempo que acompanha o espírito de proximidade e partilha de sempre. Em cada dia será possível contar com um concerto intimista de: Capitão Fausto (dia 20), Best Youth (dia 21) e Gisela João (dia 22). 

Os bilhetes diários têm um preço de 60€ e incluem o acesso ao recinto entre as 17h00 e as 24h00, concertos ao vivo e um menu de degustação composto por quatro pratos: carne, peixe, vegetariano e sobremesa. Para o público vegetariano, estará disponível uma versão adaptada do menu com os mesmos padrões de criatividade. 

Acender uma fogueira e reunir à sua volta talentos gastronómicos e musicais revelou-se uma aposta certeira, já que o festival foi ganhando escala a cada edição e notoriedade junto do público e do meio gastronómico. Em 2024, o Chefs on Fire voltou a ser considerado o melhor evento gastronómico do ano pelo site Mesa Marcada.

 

LLYC