Trabalhos arqueológicos decorrem de 9 a 20 de outubro

A baía de Lagos, no Algarve, é o destino da quarta e última campanha de mar do projeto Water World, a desenvolver entre os próximos dias 9 a 20 de outubro pelo Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática da Direção-Geral do Património Cultural  (CNANS/DGPC), em parceria com o Museu Marítimo da Noruega (Norsk Maritime Museum).

Em linha com as competências do CNANS/DGPC, os trabalhos destinam-se a verificar e registar achados fortuitos declarados nos últimos anos pela comunidade marítima local. Por outro lado, tendo em vista a monitorização dos sítios arqueológicos, será feita a prospeção arqueológica com recurso a equipamentos de deteção remota - sonar de varrimento lateral - em alguns naufrágios inventariados.

Na tarde de 19 de outubro, em sessão pública no auditório dos Paços do Concelho Século XXI, em Lagos, os especialistas portugueses e noruegueses apresentarão os resultados preliminares da sua missão, bem como parte do trabalho de carta arqueológica subaquática do concelho de Lagos já efetuado pela equipa do projeto Water World.

Esta campanha realiza-se em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Lagos, contando com o apoio dos achadores, empresa WeDive, Marina de Lagos e Centro Náutico Sopromar.  A equipa multidisciplinar que vai operar no terreno integra arqueólogos e conservadores-restauradores do CNANS/DGPC e do Museu Marítimo da Noruega, num total de oito elementos e a participação do Instituto de Arqueologia e Paleociências da Universidade Nova de Lisboa, com quem o Município de Lagos tem um protocolo de cooperação para a investigação  e valorização do património submerso da Baía de Lagos.

O CNANS/DGPC é a entidade responsável em Portugal por determinar o valor científico e patrimonial dos bens arqueológicos depositados em meio aquático, cabendo-lhe as tarefas de inventariação, conservação e restauro - etapas prévias à sua disponibilização para fins de investigação e/ou musealização.

No âmbito do Water World e em parceria com seu parceiro norueguês, o CNANS/DGPC realizou três outras campanhas de mar: Portimão/Arade (março de 2022), Cascais/Barra do Tejo (setembro de 2022) e Berlengas (maio de 2023). Os trabalhos arqueológicos na baía de Lagos integram a quarta e última campanha ao abrigo deste projeto, que chegará ao fim em março de 2024.

Orçado em 995.000 euros provenientes do Mecanismo Financeiro EEA Grants, o Water World visa capacitar o CNANS/DGPC com metodologias de registo para a monitorização e disseminação do património cultural subaquático. Em ligação com o Museu Marítimo da Noruega, promove a salvaguarda, proteção, conservação, monitorização e disseminação de bens culturais arqueológicos nacionais provenientes de ambientes saturados de água.

NOTA IMPORTANTE: Alguns dos trabalhos a realizar ao largo da baía de Lagos poderão ser acompanhados pela Imprensa em datas a combinar, solicitando-se aos jornalistas interessados que contactem previamente esta Assessoria de Imprensa.