A central solar flutuante da EDP em Alqueva foi inaugurada na sexta-feira e está pronta para produzir energia.

A entrada em operação deste parque – considerado o maior da Europa numa albufeira de barragem – representa um passo relevante no desenvolvimento das energias renováveis e consolida a aposta da EDP na inovação e na transição energética.

A cerimónia de inauguração contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa, acompanhado pelo ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, e pelo secretário de Estado do Ambiente e da Energia, João Galamba. Entre os participantes no evento destaca-se ainda a intervenção de um membro executivo do Fórum Económico Mundial, Roberto Bocca, responsável pela área de energia desta organização. Todos os participantes foram recebidos pelo presidente executivo da EDP, Miguel Stilwell d'Andrade, no evento desta manhã.

Com perto de 12 mil painéis fotovoltaicos – que ocupam 4 hectares, o equivalente a cerca de 0,016% da área total da albufeira do Alqueva –, a nova plataforma tem uma potência instalada de 5 MW e capacidade para produzir cerca de 7,5 GWh por ano, o que significa que pode abastecer mais de 30% das famílias desta região no sul do país (Portel e Moura).

Para mais informações, visite o site da EDP.