Casas para arrendar: há 21 famílias interessadas por cada anúncio
Portalegre e Santarém foram as cidades que receberam mais contactos por cada casa para arrendar anunciada, revela idealista.
Arrendar casa: onde há maior pressão da procura?
A cidade portuguesa onde os anúncios de casas para arrendar tiveram mais manifestações de interesse no início de 2025 foi Portalegre, com uma média de 52 contactos, seguida por Santarém (39), Setúbal (31).
Abaixo da média dos 30 contactos por anúncio de casas para arrendar está Leiria (27), Évora (26), Castelo Branco (26), Faro (26), Bragança (25), Ponta Delgada (24) e Funchal (22).
Com uma média de menos de 20 contactos por anúncio de habitações para arrendar encontram-se as cidades de Viseu (19), Lisboa (19), Braga (18), Coimbra (17), Vila Real (17), Aveiro (16) e Guarda (15).
As cidades que menos contactos receberam, em média, foram Beja (11), Porto (12) e Viana do Castelo (12). Mas, note-se, que os baixos contactos por cada casa para arrendar podem estar relacionadas com a maior oferta nestes mercados. Aliás, o stock de casas no mercado de arrendamento subiu 67% em Beja, 71% na cidade Invicta e 92% em Viana do Castelo entre o primeiro trimestre de 2025 e o mesmo período do ano anterior.
Menos contactos por cada casa para arrendar em 18 cidades
A média de contactos por anúncio de casas para arrendar no primeiro trimestre de 2025 diminuiu em 18 capitais de distrito face ao mesmo período do ano anterior. As maiores quedas foram registadas em Viana do Castelo (-57%), Porto (-48%), Braga (-46%) e Leiria (-44%)
Também houve uma diminuição de visitas aos anúncios de casas para arrendar em Faro (-39%), Coimbra (-37%), Lisboa (-36%), Vila Real (-36%), Bragança (-35%), Aveiro (-34%), Viseu (-33%), Évora (-32%), Beja (-29%), Setúbal (-21%), Santarém (-17%), Guarda (-7%), Funchal (-3%) e Castelo Branco (-1%).
Por outro lado, Portalegre registou um aumento de 47% no número de contactos por anúncio de casas para arrendar, sendo a capital de distrito com a maior subida. Segue-se Ponta Delgada onde os contactos aumentaram 4% no mesmo período.
Metodologia
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