De 2 a 28 de fevereiro estão abertas as candidaturas ao programa/concurso AEL EMPREENDE que visa apoiar a elaboração de Planos de Negócios, o Coaching Empresarial, o Apoio na Captação de Financiamento e a Pré-Incubação.

Decorrente do apoio comunitário ao Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional – 2007-2013, ao abrigo do Programa Operacional do Algarve – PO Algarve 21, a Associação Empresarial e a Câmara Municipal de Loulé lançam o programa AEL EMPREENDE que tem como objetivo a promoção do empreendedorismo e a captação de empreendedores para a Área Empresarial de Loulé (AEL), com vista ao reforço da sua competitividade, proporcionando aos interessados um conjunto de serviços de apoio.

Podem-se candidatar aos apoios pessoas singulares ou pessoas coletivas, que pretendam vir a instalar a sua empresa na AEL. Para mais informações, os interessados poderão consultar a página do facebook da AEL ou contactar o NERA (telefone: 289 415151 ou e-mail: geral@aeloule.pt).

É intenção do NERA e da Câmara Municipal de Loulé apoiar, através desta iniciativa, até ao final de junho de 2015, a instalação e incubação de 10 empresas na Área Empresarial de Loulé.

Esta ação insere-se no âmbito do projeto AEL - Acolher, Qualificar e Promover. Localizada no centro do Algarve, a cerca de 1 km da cidade de Loulé, esta Área Empresarial conta atualmente, nos seus 218.000 m2, com cerca de 130 empresas instaladas, proporcionando uma envolvente favorável ao desenvolvimento da atividade económica e ao acolhimento de novas empresas. A AEL tem lotes para venda para construção, armazéns construídos para venda ou arrendamento, espaços de coworking e para incubação de empresas.

No âmbito deste projeto estão previstos investimentos em algumas obras de requalificação e instalação de equipamentos na AEL, investimentos na promoção da própria AEL, investimentos na promoção do empreendedorismo e do acolhimento de novas empresas, bem como o reforço da competitividade das empresas já existentes.

O AEL EMPREENDE foi apresentado numa sessão que contou com as presenças do presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo, presidente da Direção do NERA, Vítor Neto e do Presidente da CCDR Algarve, David Santos, que decorreu na passada terça-feira, nas instalações do NERA, e durante a qual foi apresentado do Plano de Atividade da Área Empresarial de Loulé, para o ano de 2015.

Neste momento, durante o qual esteve presente uma centena de empresários e empreendedores, os responsáveis do Município e do NERA reafirmaram o seu empenho em fazer da AEL a melhor e a mais competitiva área empresarial do Algarve e uma das áreas empresariais de referência no todo nacional.

“Loulé precisa de voltar a apostar no investimento. E obviamente que o lançamento deste programa AEL EMPREENDE é, com certeza, mais uma peça decisiva para que tal aconteça”, sublinhou Vítor Aleixo.

O autarca falou ainda da atividade económica enquanto uma das prioridades na linha estratégica municipal para 2015, e sublinhou a importante parceria com o NERA tendo em vista a dinamização da AEL, naquilo que considera ser “num novo modelo de desenvolvimento estratégico local”.

“Loulé precisa, de forma clara, aliás como toda a Região do Algarve, de conseguir captar empresas, de entrar no roteiro dos investimentos, como espaço polarizado ligado a multisetores de atividade, em especial aos que têm vindo a ganhar escala como sejam os da economia do mar, das indústrias criativas e outros setores dinâmicos da economia, tais como as tecnologias de informação e comunicação e a biotecnologia, com recurso ao ‘conhecimento’ produzido pela Universidade do Algarve, que deve ser posto ao serviço da região e transferido para as Empresas, tendo em vista a dinamização e criação de valor”, referiu ainda o presidente do Município de Loulé.

 

Por: CM Loulé