A colaboração é traduzida em apoio logístico, tendo sempre em vista a salvaguarda e valorização dos produtos tradicionais e o desenvolvimento do seu potencial enquanto recurso turístico.
Esta atividade é dirigida a visitantes nacionais e estrangeiros e apresenta dois programas distintos: um contemplando a apanha de medronho e a degustação de aguardentes e vinhos do Algarve e de produtos regionais (como o sumo de laranja de Silves, o pão, enchidos, queijo e mel regionais e os doces tradicionais de frutos secos) e a visita à Quinta Pedagógica de Silves (com confeção de pão), e outro com uma visita à destilaria e a degustação de produtos regionais.
Relembre-se que a aguardente de medronho faz parte da identidade cultural e gastronómica do Algarve e representa uma tradição secular. No caso presente da destilaria “Talurdinha”, localizada na Serra de Silves, o processo é artesanal, mantendo-se os conhecimentos e técnicas ancestrais, pelo que é proposto aos visitantes uma experiência única, autêntica e interativa com as gentes e a cultura locais em que é dado a conhecer aos participantes a apanha do medronho e todo o processo produtivo, desde a fermentação à destilação da aguardente.
Os telefones 93 696 24 45 e 91 603 13 74 e os endereços de correio eletrónico coordenador@rotadosvinhosdoalgarve.pt e talurdinha@hotmail.com são os contactos disponíveis para informações e reservas.
Por CM Silves