A Câmara Municipal de Faro tornou público um ofício endereçado à Administração da Docapesca SA, datado de 24 de novembro e que até à data não teve resposta.

Neste ofício são exigidas pelo Presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, medidas urgentes para corrigir a atual situação de degradação da Doca de Recreio de Faro.

Segundo o ofício emitido pelo Autarca de Faro, “A degradação da Doca de Recreio está a tornar-se insustentável: o leito encontra-se assoreado e o cheiro é nauseabundo; os mosaicos de impermeabilização estão a cair; a água infiltra-se perigosamente no subsolo e a instabilidade está a provocar abatimentos nas ruas circundantes. É uma situação indigna para quem nos visita e intolerável para todos os farenses – em particular as cerca de 500 famílias que são utentes da doca, por razões profissionais ou recreativas.

Nas últimas semanas foram difundidas notícias que dão conta da intenção da Docapesca de proceder a “trabalhos de manutenção” da doca durante o ano de 2017 – o que nos compraz, lembrando a nossa recusa em aceitar a V/determinação de apenas procederem a estas operações no momento em que se iniciasse a execução da futura doca exterior – conforme nos foi informado por ofício.

Com o agravar da situação denunciada pela Câmara de Faro e, não tendo esta autarquia recebido da V/ parte qualquer comunicação oficial acerca destes trabalhos, vimos pelo presente solicitar a V. Exas, que nos prestem os seguintes esclarecimentos:

 

  1. Pode a Docapesca confirmar, a título oficial, a existência de um plano de trabalhos de manutenção para a Doca de Recreio a realizar durante o ano de 2017?
  1. Se sim, o que entende a Docapesca por “trabalhos de manutenção” e qual a extensão dos mesmos?
  1. Quando pretende a Docapesca iniciar estas operações e qual o prazo previsto para o seu término?

 

Na certeza de que V. Exas compreendem a nossa preocupação e solicitando a toda a urgência que possa dedicar a este assunto sou,

 

Com os Melhores Cumprimentos,

 

O Presidente da Câmara Municipal,

Rogério Bacalhau Coelho

 

Por CM Faro