No âmbito das comemorações do Dia da Cidade, no dia 6 de setembro, pelas 17h00, terá lugar o descerramento da placa toponímica da Rua José Louro, junto ao Teatro das Figuras.
José Luís Louro (Coimbra, 1933 - Faro, 2018) foi pedagogo, dramaturgo, encenador e um dos nomes mais relevantes da História do Teatro no Algarve. Impulsionador de teatro, não só em Faro, mas na região, foi programador do Teatro Lethes no ano de 2001, tendo integrado o Conselho de Administração do Teatro das Figuras entre 2005 e 2009. A sua paixão pelo Teatro levou-o a apoiar a criação de várias companhias, como foi o caso do SinCera - Grupo de Teatro Universitário (1990) e da ACTA - A Companhia de Teatro do Algarve (1995).
Este ato simbólico do Município de Faro acontece depois de, em março deste ano, ter sido criado o “Prémio Novas Dramaturgias José Louro”, que visa distinguir a escrita dramática de uma peça de teatro inédita em língua portuguesa.
O Prémio resultou de uma iniciativa do Teatro das Figuras, da ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve/Teatro Lethes, do CIAC- Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, em parceria com a Câmara Municipal de Faro, o CET- Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa e a Sociedade Portuguesa de Autores, com o patrocínio das empresas Grupo Rolear e Metalofarense e o apoio do Club Farense.
CCDR Algarve