Nesta edição, a iniciativa ajudou mais famílias, integrou mais parceiros e ajudou a economia local

Neste Natal marcado pela pandemia e pela crise, em contexto de distanciamento social,  o Cabaz Solidário da Consoada chegou a três centenas e meia de lares são-brasenses, levando a quem mais precisa, os alimentos para a mesa e a esperança para os corações.

Proporcionar a todos um Natal digno, fraterno e feliz, onde à mesa não falte o pão, nem a paz ao coração,  é o objetivo que todos os anos inspira a  distribuição do Cabaz Solidário da Consoada a centenas de famílias da comunidade, no âmbito do trabalho de intervenção social que é desenvolvido ao longo do ano junto dos agregados familiares com vulnerabilidades sociais e económicas.

O Cabaz Solidário da Consoada é uma iniciativa promovida, em parceria, pelo Município de São Brás de Alportel e pela Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, entidades coordenadoras da Plataforma Local de Ajuda Alimentar, que tem a sua sede na Loja Social de São Brás de Alportel, com a colaboração de todos os parceiros da plataforma – núcleo local da Cáritas, Exército de Salvação, CCD – Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Câmara Municipal e Junta de Freguesia, Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel e núcleo local do CASA. Neste ano de dificuldades acrescidas por causa da pandemia, a plataforma reforçou a sua dinâmica para chegar a mais famílias, levando mais bens essenciais; para ajudar mais crianças e iluminar de esperança esta quadra festiva.

Esta iniciativa solidária integra um conjunto de ações que, ano após ano, constituem o Programa “Natal Solidário”. Para além dos alimentos e bens essenciais, as famílias recebem também presentes para os mais pequenos. Uma forma de ajudar os “Pais Natais” que mais precisam a serem mais capazes de fazer as crianças felizes como merecem ser.

Discretamente, aos pais foram entregues presentes, adequados às idades e preferências dos seus filhos, para que os seus “sapatinhos” pudessem ter a merecida surpresa na noite ou manhã de Natal.

Esta ação solidária é possível pelo acolhimento do projeto “Anjinhos de Natal”,  possível graças à colaboração empenhada do núcleo local do Exército de Salvação, que conta com a generosidade de um conjunto de grupos algarvios de beneficência. Na edição deste ano o Grupo de Golfe dos Pinheiros Altos foi o grupo que apadrinhou esta iniciativa, tendo adquirido 184 prendas para crianças e jovens são-brasenses!

Neste ano atípico, a pandemia impossibilitou a realização do tradicional Jantar Solidário de Reis, organizado anualmente pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia,  há já uma década, com o apoio de muitas entidades e empresas do concelho, mediante doação de todos os alimentos e com a participação de vários voluntários.

Atendendo a esta limitação, as autarquias mantiveram o espírito da iniciativa e entenderam agradecer a generosidade das empresas locais que têm colaborado ao longo de todos estes anos, através da aquisição direta a um maior número de estabelecimentos locais os alimentos que compuseram, nesta edição, o Cabaz Solidário da Consoada, que desta forma foi solidário duas vezes: ajudando as famílias que mais precisam e o comécio local,  contribuindo também para dar continuidade à estratégia municipal de apoio à economia local.