A terceira edição do Fórum Empresarial do Algarve promete oferecer emoções fortes aos seus participantes que, entre outras actividades, vão poder desfrutar de toda a adrenalina de correr a 240 quilómetros por hora ao lado de pilotos profissionais de GT3, numa aventura de co drive proporcionada pela Audi Driving Experience.

A iniciativa faz parte de um conjunto de actividades de lazer e networking colocadas ao dispor dos cerca de 300 participantes deste evento, entre personalidades do mundo político, empresarial e financeiro, que este ano se reúnem nos dias 3, 4 e 5 de Outubro, no Hotel Tivoli Victoria, para debater “Os caminhos do crescimento para Portugal”.

A pista do Autódromo Internacional do Algarve é o cenário para esta aventura a alta velocidade, conduzida pelo piloto César Campaniço, ao volante do seu Audi R8, que compete na categoria GT3 nos campeonatos nacional e europeu. Entre os “co-pilotos” de César Campaniço estarão empresários e políticos de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Alemanha, China, Estados Unidos da América (EUA), México, Marrocos e Espanha.

Em edições anteriores do Fórum Empresarial do Algarve, entre os vários participantes da Audi Driving Experience, César Campaniço teve oportunidade de ter como “co-piloto” o antigo secretário de Estado Estado do Desporto e da Juventude, Alexandre Mestre, que revelou ter vivido «momentos de grande adrenalina e muita emoção», não deixando nunca de sentir «segurança e confiança no piloto, e a certeza de que havia uma meta».

Também o antigo ministro e presidente executivo do Banco BIC, Luís Mira Amaral, conhecido amante dos desportos motorizados, não perdeu a oportunidade de correr ao lado do piloto português, numa destas edições, tendo afirmado no final: «Sei que os pilotos não andam nos limites quando levam um pendura, pelo que não oferece qualquer problema de segurança para quem vai ao lado», mas admitiu que «a pista dá muita adrenalina, pois quando se chega à curva não se sabe se o carro vai para a direita ou esquerda… O Autódromo do Estoril, uma pista que conheço bem, é uma pêra doce comparada com este circuito».

Além da experiência de co drive, como em edições anteriores, também este ano, os participantes terão a possibilidade de fazer vários exercícios de iniciação à pista, mas também o “teste do alce”, drift control e dynamic control em várias viaturas Audi.

A Audi tem grande tradição nas provas de velocidade e resistência, como a DTM – Deutsche Tourenwagen Masters e as 24 horas de Le Mans, tendo vencido 10 das últimas 12 edições. Por sua vez, o Autódromo Internacional do Algarve tem acolhido várias provas internacionais, destacando-se a FIA GT, a FIA World Touring Car Championship – WTCC, e o Mundial de Superbikes como as mais emblemáticas.

Carlos Miguel Gonçalves, presidente executivo do LIDE Portugal, destaca a importância da realização destas iniciativas no âmbito do Fórum Empresarial do Algarve, enquanto «facilitador do diálogo entre os participantes, potenciando a possibilidade de se realizarem negócios, sendo esta outra das valências do LIDE, além da criação de espaços de debate sobre questões de interesse para o País». O presidente executivo do LIDE Portugal refere que «o networking funciona melhor num contexto informal, que permita, inclusive a partilha de gostos e interesses comuns além do tradicional diálogo sobre os negócios».       

A par da Audi Driving Experience, no âmbito das actividades que visam promover o networking, os participantes do Fórum Empresarial do Algarve 2014 poderão ainda disfrutar de viagens de helicóptero, de um passeio de veleiro, ou de participar numa clínica de golfe.

 

Sobre o Fórum Empresarial do Algarve 2014

O Fórum Empresarial do Algarve é um evento promovido anualmente pelo LIDE Portugal – Grupo de Líderes Empresariais, que tem como objectivo fortalecer o pensamento e a partilha de princípios éticos de governação corporativa, e fomentar o networking nacional e internacional. O evento conta já com duas edições, realizadas em 2012 e 2013, que contaram com a participação de cerca de 600 personalidades, entre líderes políticos e empresariais de Portugal, Brasil, Angola, Índia, Emirados Árabes Unidos e Moçambique, para debater temas de interesse económico nacional e internacional.

A terceira edição do Fórum Empresarial do Algarve, além de pretender superar o sucesso alcançado nas edições anteriores, tem como objectivo consolidar a marca deste evento, que é já uma referência como o maior espaço de debate entre altas esferas do mundo político e empresarial no panorama nacional. Este ano sob o mote “Os caminhos do crescimento para Portugal”, serão debatidos aspectos relacionados com a competitividade económica nacional, com a internacionalização, e com as formas de financiamento necessárias para o crescimento do País durante os próximos anos. 

Entre os vários oradores convidados, o Fórum Empresarial do Algarve 2014 contará com a presença do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho; do vice-primeiro-ministro Paulo Portas; do ministro da Economia António Pires de Lima; do ex-Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio; da antiga primeira-dama de Moçambique e da África do Sul, Graça Machel*; do conselheiro de estado Luís Marques Mendes; de Miguel Frasquilho, presidente do AICEP; de Gonçalo Moura Martins, vice-presidente da Mota Engil; de Miguel Maya, vice-presidente do BCP; António Ramalho, presidente da Estradas de Portugal; de Luís Mira Amaral, Manuel Ferreira de Oliveira, entre muitos outros.

 

Sobre o LIDE – Grupo de Líderes Empresariais

O LIDE é uma rede de lobbying e networking empresarial de origem brasileira, que reúne personalidades do mundo empresarial. Tem por objetivo incentivar e promover relações empresariais entre os países onde o LIDE está presente; discutir temas económicos e políticos de interesse nacional; fortalecer os princípios de good governance e a aplicação de princípios éticos na gestão dos setores público e privado; promover, atualizar e aperfeiçoar o conhecimento empresarial; e estimular a responsabilidade social e o respeito pelo meio ambiente nas empresas e organizações.

O LIDE assume-se assim como um think-tank, proporcionado uma interacção real, dinâmica e permanente entre empresas e empresários de, Portugal, Brasil, Alemanha, Angola, Argentina, Chile, China, Estados Unidos da América (Miami), Itália, México, Uruguai e Moçambique e demais países onde o LIDE venha a estar presente, (Espanha e Suiça, ainda em 2014), integrando o braço Internacional do LIDE, área actualmente presidida por Luíz Fernando Furlan, ex-Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil e actual Presidente da BRF Brasil Foods (uma das três maiores exportadoras do Brasil) e a quem o LIDE Portugal e restantes unidades reportam. O LIDE Portugal foi lançado oficialmente a 1 de julho de 2011.

 

Por Midlancom