Criado em 2011, o ARTURb tem vindo a afirmar-se como um dos mais relevantes programas de residência artística em Portugal, transformando Lagos num polo de experimentação, criação e encontro entre artistas e comunidade. De 12 a 26 de setembro, os participantes irão desenvolver novos trabalhos, interagindo com o edifício do LAC e partilhando o seu processo criativo com o público através de pinturas murais no centro da cidade e da exposição que marca o final da residência artística.
Esta edição contará com a co-curadoria de Diogo Machado (Add Fuel) e Sofia Fortunato (Fitijane), que convidaram para esta edição: Antonyo Marest (Espanha), Eric Ve (Alemanha), James Klinge (Escócia), Kiã (Portugal) e Moami (Portugal), cujas obras exploram linguagens distintas dentro da arte urbana contemporânea. Ainda dentro da programação do ARTURb e durante a residência, Patrícia Mariano (Portugal) é a artista convidada para realizar um mural comunitário na Rua das Operárias Conserveiras, Chinicato, de 22 a 26 de setembro.
A apresentação pública dos resultados da residência terá lugar a 27 de setembro, pelas 18h, no LAC – Laboratório de Actividades Criativas. Para além da inauguração da exposição, o programa inclui um workshop aberto à comunidade, uma conferência dedicada à reflexão sobre a arte urbana contemporânea e, a encerrar, um DJ set, sublinhando o espírito de encontro e celebração que caracteriza o ARTURb.
Sobre o ARTURb
Fundado em 2011, o ARTURb – Artistas Unidos em Residência é um projeto pioneiro em Portugal dedicado à promoção e investigação da arte urbana. Com sede em Lagos, a iniciativa tem acolhido ao longo das suas edições artistas de diferentes nacionalidades, fomentando o diálogo entre práticas artísticas globais e a identidade cultural local.