Hoje, dia 04 de janeiro, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira, a sessão de apresentação da proposta de Plano de Cogestão do Parque Natural da Ria Formosa (PNRF).

Esta encontra-se em fase de consulta pública, até dia 10 de janeiro. Durante este período, os interessados poderão remeter os seus contributos para a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, através do e-mail: geral@amal.pt

O modelo de cogestão do PNRF representa uma importante forma de gestão de proximidade das áreas protegidas com intervenção dos municípios e das entidades responsáveis pela promoção do desenvolvimento sustentável e da valorização dos espaços naturais classificados.

A Ria Formosa é a maior zona húmida do sul de Portugal e uma das áreas do país mais ricas em biodiversidade. O Parque Natural da Ria Formosa (PNRF) está situado no sotavento algarvio, assente na importante zona lagunar aí existente. Cobre uma superfície de cerca de 18.000 ha, incluindo a área submersa abrangendo os concelhos de Faro, Loulé, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António. A Reserva Natural da Ria Formosa foi constituída em 1978, tendo sido reclassificada como Parque Natural em 1987.