A subida ao Sameiro foi determinante para o desfecho da tirada. Foi aí que André Crispim se isolou, a cerca de 9 quilómetros da chegada, cortando a meta com 18 segundos de vantagem sobre o grupo perseguidor, encabeçado pelo anterior camisola amarela, Pedro Preto (Bairrada). O terceiro foi André Carvalho (EC Carlos Carvalho).
“Eu e o Tiago Antunes vínhamos a experimentar os adversários, atacando à vez no Sameiro. Já perto do final, isolei-me e os adversários não responderam. Fiz a descida controlando as distâncias, sem arriscar muito, e cheguei isolado”, descreve André Crispim, que é o novo comandante da classificação geral individual.
O corredor da equipa do Cartaxo dispõe de 18 segundos de vantagem sobre os mais diretos adversários, com Pedro Preto a ser segundo e André Carvalho terceiro. A diferença é escassa face às dificuldades que os corredores vão encontrar amanhã, na terceira e última etapa da competição, uma viagem de 95,7 quilómetros, entre Vieira do Minho e a serra do Larouco, Montalegre, com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de primeira categoria.
“Ainda vamos debater no seio da equipa quem será o líder da equipa face à tirada de amanhã. O que é certo é que faremos tudo para manter a camisola amarela na equipa”, promete André Crispim, que acumula o primeiro lugar da geral com a camisola da montanha. Pedro Preto perdeu a liderança da geral individual, mas continua a ser o melhor júnior de primeiro ano e o primeiro na classificação por pontos. O CC José Maria Nicolau encima a tabela coletiva.
Classificação
2.ª Etapa: Esposende – Braga, 104,6 km
1.º André Crispim (CC José Maria Nicolau), 2h50m00s (Média: 36,918 km/h)
2.º Pedro Preto (Bairrada), a 18s
3.º André Carvalho (EC Carlos Carvalho), mt
4.º Filipe Rocha (Liberty Seguros/Feira/KTM), mt
5.º Sergio Roman (The Bathco), mt
6.º Hugo Nunes (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), mt
7.º João Pereira (EC Carlos Carvalho), mt
8.º Gonçalo Carvalho (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), mt
9.º Tiago Antunes (CC José Maria Nicolau), mt
10.º José Sousa (Bairrada), a 55s
Geral Individual
1.º André Crispim (CC José Maria Nicolau), 5h15m42s
2.º Pedro Preto (Bairrada), a 18s
3.º André Carvalho (EC Carlos Carvalho), mt
4.º Filipe Rocha (Liberty Seguros/Feira/KTM), mt
5.º João Pereira (EC Carlos Carvalho), mt
6.º Sergio Roman (The Bathco), mt
7.º Hugo Nunes (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), mt
8.º Gonçalo Carvalho (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), mt
9.º Tiago Antunes (CC José Maria Nicolau), mt
10.º Cristian Pérez (Seleção da Galiza), a 55s
Por UVP-FPC