Nascida em Faro, em 1954, Maria José Dias Correia Augusto Grigutsch descobriu o seu talento para o desenho e para a pintura muito cedo, durante os tempos de escola e de liceu. Na altura, era frequentemente elogiada pelos professores, que a incentivavam a seguir uma carreira artística.
Contudo, a opinião do seu pai era outra, tendo acabado por estudar Turismo e, mais tarde, Gestão. Embora se tenha interessado por matemáticas e cálculos financeiros, o seu fascínio residia na compreensão das pessoas, dos seus comportamentos, sensibilidades e visões, o que acabou por remetê-la novamente para a criação artística.
Esse conhecimento conduziu a artista à descoberta de uma intuição surpreendente, que serviu de inspiração para a exposição que agora apresenta no Anantara Vilamoura Algarve Resort.
“É possível desenvolver a intuição por meio de algumas técnicas, como o treino da habilidade no uso de imagens e símbolos, a aquisição de uma postura mais reflexiva e o desenvolvimento da autoconfiança. [...] As considerações que recolhi de alguns investigadores, com as quais concordo plenamente, e a opinião que fui formando ao longo dos anos, induziram-me a por em prática essas teorias, que me levam à concretização desta exposição”, revela Maria Grigutsch.
Stress na Cidade, Sintonia, Visão, Amor e uma Cabana, Relacionamento, Resiliência e Força da Natureza são algumas das obras expostas na mostra, intitulada precisamente “Intuição”. A cor e os traços fluídos são intrínsecos ao estilo da artista, que assume encontrar-se no “início de uma nova era da minha vida, pois ao pintar atinjo uma tranquilidade espiritual plena”.
Virado para uma paisagem inspiradora por si só, ou não estivéssemos a falar de um dos mais belos campos de golfe do Algarve, o Anantara Vilamoura convida assim a embarcar mais uma vez numa viagem artística e cultural, proporcionada por um refúgio que combina a hospitalidade tailandesa com influências indígenas.
Depois do artista britânico Glen Hague, que expôs entre os meses de julho e agosto, e de Maria Grigutsch, entre setembro e outubro, o Resort tem já previstas mais mostras de arte para breve.
Por: dbc