O Almancil International Rotary Club continua a salvar cavalos-marinhos da Ria Formosa. Num comunicado enviado às redações, explicam mais sobre o seu trabalho:

«Às 07:50 horas, numa manhã fria, mas com muito sol, em dezembro, fomos levados por Klaus Ukens, o Seahorse Project Manager, à Universidade do Algarve, para uma sessão fotográfica do Camião Toyota que tinha sido doado ao CCMar pelo Almancil International Rotary Club (AIRC).

A AIRC iniciou um projeto para salvar os cavalos-marinhos da Ria Formosa depois de se saber que a população de cavalos-marinhos tinha diminuído 90% e os prados de ervas marinhas também tinham sido dizimados devido à pesca ilegal e arrasto nestas águas.

O AIRC iniciou um fundo para arrecadar dinheiro incluindo Rotary Clubs de todo o mundo, Alemanha, Reino Unido, África do Sul e EUA, bem como generosas doações de rotarianos aqui em Portugal e na Europa. Também recebemos um Subsídio Global do Rotary International, cortesia de nosso grande amigo Biffy Danckwerts, de RC Centurian, Cidade do Cabo, África do Sul. Tudo isto nos permitiu doar fundos para erguer sinais em Olhão, Faro, entre outros locais. O próximo passo é afundar as bóias nas águas para impedir que os barcos pesquem ou ancorem na Ria Formosa. Todas estas medidas são feitas com autorização do CCMar, ICNF e Autoridades Portuárias.

O camião foi doado para permitir aos mergulhadores avaliar o progresso da população de cavalos-marinhos e a replantação dos prados marinhos. O veículo é usado para transportar os mergulhadores para onde eles precisam estar, para carregar o equipamento necessário para os mergulhos e para puxar os barcos para dentro e para fora da água».

 

Por: Almancil International Rotary Club