A obra «Algarvios pelo coração. Algarvios por nascimento» é o mais recente título de Glória Maria Marreiros, autora de «Quem foi quem? 200 algarvios do século XX», publicado em 2000.

 “Decidimos, na presente obra, juntar aos algarvios por nascimento aqui biografados, e que, certamente, amaram o seu Algarve, um outro grupo a que decidimos chamar Algarvios pelo coração”, afirma a autora em comunicado.

“Os algarvios pelo coração presentes neste livro são uma homenagem a inúmeras personalidades das mais diversas profissões que, não tendo nascido no Algarve, a ele dedicaram muito das suas vidas, do seu saber ou labor”, acrescenta a autora, referindo que esta obra completa as 200 personalidades algarvias listadas na anterior.

O ator Filipe Ferrer, o almirante Gago Coutinho, a atriz e antifascista Maria Barroso, a poetisa Luiza Neto Jorge, o jornalista e editor Vitoriano Rosa, o 'cantautor' José Afonso, os escritores Tomás Ribas, Urbano Tavares Rodrigues e Sophia de Mello Breyner Andresen, nascida no Porto, mas que tinha no mar do Algarve um dos seus lugares de eleição, são alguns dos biografados.

 

Por Lusa