Após passagem pela zona norte, Beira Interior, médio Tejo e Alentejo, a região algarvia receberá nos próximos dias 17 e 18 de outubro as 1ªs Jornadas para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial do Algarve (JSPCIA).

A iniciativa, promovida pela Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial (APSPCI), decorre em Tavira e conta com a colaboração da Câmara Municipal de Silves.

Dieta Mediterrânica, literatura oral, transmissão de imaterialidades, rede de museus do algarve, saber agrícola, arquitetura popular, religião, artes de pesca tradicionais, salicultura, etnografia, saber-fazer, etno-astronomia e proverbialidades são os principais temas destas 1.as JSPCIA.

As jornadas, que irão reunir investigadores, docentes, estudantes, técnicos autárquicos, representantes do movimento associativo, membros de confrarias, personalidades e grupos artístico-culturais, entre outros especialistas nesta área, pretendem contribuir para a salvaguarda e perceção da riqueza e diversidade do património cultural e imaterial do Algarve.

As inscrições têm um custo associado de cinco euros, podendo ser efetuadas através de formulário, disponível no novo portal da Câmara Municipal de Silves ou na Biblioteca Municipal de Tavira (no próprio dia). 

 

Por CM Silves