A Diocese do Algarve volta a realizar, pelo segundo ano consecutivo, as celebrações da Semana Santa também em língua inglesa.

A iniciativa, promovida através das paróquias de Tavira e do Setor Diocesano da Pastoral do Turismo, decorrerá na igreja de Santiago, na cidade tavirense.

“Mais do que um evento religioso, esta iniciativa assume-se como um manifesto de acolhimento social e cultural, desenhado para unir residentes estrangeiros, turistas e a crescente vaga de imigrantes de países tão diversos como a Índia e a Polónia”, refere o comunicado enviado pelas paróquias tavirenses.

“Esta iniciativa insere-se no compromisso pastoral da Igreja Católica no Algarve, de acolher e integrar as diversas comunidades linguísticas presentes na região, proporcionando-lhes a oportunidade de celebrar a sua fé na própria língua. Mas vai muito além disso: é um trabalho vital para a integração das comunidades imigrantes. É um esforço ativo para facilitar a integração e quebrar o desconhecimento e o preconceito que ainda existem sobre e entre imigrantes”, refere o padre Miguel Neto, pároco de Tavira e responsável diocesano pela Pastoral do Turismo.

“Numa região onde a demografia tem mudado a um ritmo acelerado, a Igreja algarvia posiciona-se na linha da frente da coesão social, utilizando a língua inglesa não como idioma exclusivo de turistas, mas como a verdadeira «língua franca» que derruba muros, une nações e constrói pontes de fraternidade”, refere ainda a informação.

Programa da Semana Santa 2026 em inglês na igreja de Santiago, Tavira

27 de março (Sexta-feira): 16h00 às 18h00 – Confissões

29 de março (Domingo de Ramos): 10h15 – Missa de Domingo de Ramos, com início marcado pela bênção dos ramos à porta da igreja

02 de abril (Quinta-feira Santa): 18h00 – Missa da Ceia do Senhor

03 de abril (Sexta-feira Santa): 17h00 – Celebração da Paixão do Senhor

05 de abril (Domingo de Páscoa): 10h15 – Missa da Ressurreição

 

Folha do Domingo