A ALGAR, empresa responsável pelo Sistema Multimunicipal de Valorização e Tratamento dos Resíduos Sólidos, prossegue a sua estratégia para fazer face ao aumento da produção dos resíduos no período do Verão, que quase que triplica, devido à grande afluência de turistas à região do Algarve nesta altura.

A empresa procedeu à subcontratação do serviço de recolha de ecopontos em alguns Municípios e recentemente adquiriu 3 viaturas para assegurar a transferência dos resíduos sólidos urbanos das estações de transferência para os aterros sanitários.

A ALGAR possui 8 estações de transferência distribuídas pela região do Algarve, onde as câmaras municipais entregam os resíduos indiferenciados recolhidos nos 16 concelhos. Os resíduos são compactados e depois transportados para os 2 aterros sanitários situados em Portimão e Loulé, respetivamente.

O presente investimento, de cerca de 280.000€, permitiu à ALGAR substituir as viaturas antigas, que devido às necessidades de manutenção e reparação constantes, implicavam períodos de imobilização extensos. Esta situação também comprometia a atividade de Recolha Seletiva (recolha de embalagens recicláveis depositadas nos ecopontos), pois muitas vezes foi necessário afetar as viaturas da recolha à atividade de Transferência dos Resíduos. Desta forma criam-se condições para assegurar as necessidades de ambas as atividades.  

As novas viaturas agora adquiridas estão equipadas com um sistema de redução de partículas e de óxido de azoto, cumprindo a mais recente norma EURO VI. Além disso, possuem kits de defletores aerodinâmicos nas cabines, que diminuem a resistência do ar e consequentemente a redução do consumo de combustível.


A ALGAR

A ALGAR é responsável pelo transporte, receção, transferência, tratamento e valorização dos resíduos produzidos nos Municípios de Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.

A ALGAR faz parte do universo empresarial do Grupo Águas de Portugal, designadamente da sub-holding para a área dos resíduos EGF, em que se processam anualmente cerca de 3,7 milhões de toneladas de resíduos urbanos (RU) produzidas em 174 municípios, servindo mais de 60% da população portuguesa.

Para mais informações contactar: gci@algar.com.pt - Maria-João Carolino | Gabinete de Comunicação e Imagem/ SITE ALGAR: www.algar.com.pt

 

Por: ALGAR