A Questão Repetida anuncia, a Academia Barroca DAquém Mar, uma formação de excelência com referências internacionais da música barroca.
A Academia Barroca D’Aquém Mar abre as portas a jovens músicos com nível superior que pretendam aprofundar os seus conhecimentos e práticas na interpretação histórica, numa experiência intensiva e de excelência, a realizar-se entre os dias 25 de novembro e 1 de dezembro, no concelho de Lagoa.
Esta iniciativa surge da necessidade de criar um espaço de crescimento artístico e técnico, que proporcione aos participantes uma oportunidade de trabalhar com proximidade de grandes intérpretes, distinguidos pelo seu profissionalismo a nível nacional e internacional. Apresenta-se numa dinâmica de Formação-Concerto, culminando num concerto público sob a direção musical de Sigiswald Kuijken, figura incontornável da interpretação barroca, reconhecimento mundialmente.
Formação
Durante três dias de trabalho intensivo, os participantes integrarão sessões diárias, individuais e em conjunto, orientadas por um corpo docente prestigiado:
Fernando Guimarães, orientador de cantores, tenor português de carreira internacional nomeado para um Grammy em 2025 pela sua interpretação de Il Ritorno d’Ulisse in Patria com o Boston Baroque. Vencedor de vários concursos internacionais, como “L'Orfeo” (Verona) e o Prémio Jovens Músicos (RDP), colaborou com agrupamentos de referência como L’Arpeggiata, Les Talens Lyriques, Concerto Köln, entre muitos outros. Apresentou-se em palcos de prestígio como a Philharmonie de Berlim, Queen Elizabeth Hall de Londres e Opéra de Versailles. É co-fundador e diretor artístico do ensemble Il Filo d’Oro, dedicado à música italiana do seicento.
César Nogueira, orientador de cordas, natural de Coimbra, é doutorando em Musicologia Histórica pela Universidade Nova de Lisboa. Colaborou com agrupamentos de excelência como L'Arpeggiata, Il Pomo D’Oro, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Barroca de Sevilha e Divino Sospiro. Participou em projetos formativos internacionais como a Ensemble Academie da Freiburg Barockorchester e “La Primavera de La Risonanza” (Milão). Integra formações como a Real Câmara, a Orquestra Barroca D’Aquém Mar e a Orquestra Barroca Casa da Música, com uma sólida carreira dedicada à performance historicamente informada.
Elsa Mathei, baixo contínuo, Licenciada em Cravo pela ESMAE e pós-graduada em Pianoforte pela ESMUC, completou os seus estudos na Holanda (Utrecht). É fundadora e diretora artística da Orquestra Barroca D’Aquém Mar, que conta desde 2022 com direção musical de Sigiswald Kuijken. Impulsionou o ensino do cravo no Algarve e lidera projetos como o ARMILAR (Holanda) e as associações Questão Repetida e ARTIS XXI, ambas com apoio sustentado da Direção-Geral das Artes. Atualmente, dedica-se exclusivamente à criação artística e à interpretação de música antiga.
Calendarização
Inscrição e envio da gravação (vídeo com obra à escolha da época): até 30 de setembro
Divulgação dos resultados: 15 de outubro
Formação: 25 e 26 de novembro
Ensaios com a Orquestra Barroca D’Aquém Mar: 27 a 29 de novembro
Concertos públicos: 30 de novembro e 1 de dezembro (datas a confirmar)
Condições de Participação
Idade mínima: 16 anos
Formação e prática em instrumentos históricos
Possuir instrumento próprio
Submissão de vídeo de avaliação com obra barroca à escolha
Inscrições
As candidaturas devem ser submetidas através do link disponível nas plataformas oficiais da Associação Questão Repetida ou via QR Code presente no cartaz oficial.
Para quaisquer questões, contactar os serviços da Associação pelos canais habituais.
Este evento é produzido pela Questão Repetida, com o apoio da República
Portuguesa-Cultura, Direção-Geral das Artes, Região de Turismo do Algarve, CCDR - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, Município de Lagoa,
Município de Lagos, Junta de Freguesia de Ferragudo, União de Freguesias de Bensafrim e
Barão de São João, Freguesia de São Gonçalo de Lagos, da Luz e de Odiáxere, IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional, Algarve Informativo, Antena 2, Barlavento, Correio de Lagos e Lagoa Informa.
Por: Orquestra Barroca D’Aquém Mar