Este ano irá decorrer de 25 de Setembro a 4 de Outubro.

Serão 10 dias de diversas iniciativas a acontecerem por todo o Algarve!!

A Águas do Algarve está presente com duas interessantes visitas pedagógicas, no dia 2 de Outubro. Confirma e inscreve-te:

  • Visita à Barragem de Odelouca

Local: Odelouca

Horário:  10.00 h – 12.00 h

Público Alvo: Escolar 

Nº máximo de participantes: 30

  • Visita à ETA de Tavira

Local: Tavira

Horário:  10.00 h – 12.00 h

Público Alvo: Escolar 

Nº máximo de participantes: 30

Marcações obrigatórias: susana.pereira@adp.pt

Sobre o SEIVA

Trata-se de um projeto do qual a Águas do algarve se tem vindo a associar ao longo dos anos, e que é promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente, através da ARH do Algarve, em parceria com entidades regionais e nacionais Este ano com realização entre os dias 25 de setembro e 4 de outubro, será efetuada uma alusão aos 10 anos de existência do nosso projeto. 

Este ano cumpre-se a 3º Edição  Semana da Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental (SEIVA), no âmbito do projeto “Voluntariado Ambiental para a Água”. Com esta iniciativa pretende-se mobilizar as comunidades escolares e a população do Algarve para a reflexão dos principais desafios do desenvolvimento sustentável e da importância da sua participação nos processos de tomada de decisão, por forma a contribuir para a gestão participada dos recursos e para o aprofundamento de conhecimentos científicos e didáticos dos docentes e de outros agentes de educação para a sustentabilidade.

A SEIVA 2019 integra diversas iniciativas, promovidas em parceria com várias entidades regionais e nacionais, e decorrerá nos 16 concelhos da região, durante 10 dias, numa alusão aos 10 anos de existência do projeto.

Grandes números:

  • 10 Seminários/ações de formação/workshops,

  • 1 Acampamento de Voluntariado Ambiental para a Água (3 dias),

  • 21 Atividades de voluntariado ambiental,

  • 22 Visitas a infraestruturas e equipamentos de educação ambiental,

  • 1 Sessão de CURTAS e 7 Exposições sobre temáticas ambientais.

Destes eventos salienta-se no dia 1 de outubro, Dia Nacional da Água, a realização de dois seminários em Olhão promovidos pela APA-ARH Algarve, subordinados ao tema «Ciência Cidadã e Voluntariado». Durante a manhã, dedicada aos mais jovens, serão apresentadas Boas Práticas e no Seminário da tarde, dedicado aos agentes de educação para a sustentabilidade, serão apresentadas comunicações da UALG e da CCDR Algarve sobre Comunidades e Cidades Sustentáveis.

Estes seminários culminarão com a Cerimónia de Entrega de Certificados de Mérito «Voluntariado Ambiental para a Água 2019». Esta cerimónia tem em vista a distinção de pessoas e entidades pelo seu empenho e trabalho de excelência desenvolvido, no último ano, em atividades de educação e voluntariado ambiental, de entre os vários parceiros envolvidos- Escolas Ensino Básico e Secundário, Universidade do Algarve, Centros de Ciência Viva, Associações, entre outros- sendo reconhecido a alguns o seu papel decisivo na operacionalização deste projeto, na qualidade de «Embaixadores do Voluntariado Ambiental para a Água».

 

Por: ADP