Encerramos este dia comemorativo às 14:30H com a atuação da Tuna da Universidade Sénior de Moncarapacho, que é o mais recente projeto da instituição CPCO.
A Casa do Povo de Moncarapacho foi fundada no dia 28 de março de 1934. Em julho de 1966 passou a utilizar o atual edifício e em 1977 passou a designar-se Casa do Povo do Concelho de Olhão, pela razão de prestar assistência médica e social ao mundo rural de todas as freguesias olhanenses.
A partir de 2007 o edifício passou por uma profunda requalificação onde hoje os melhoramentos são visíveis.
A Casa do Povo tem atualmente cerca de 2000 sócios sendo Presidida por Joaquim Fernandes. É uma IPSS que realiza várias atividades regulares e pontuais ao longo do ano promovendo a cultura, o desporto, o lazer e o convívio entre os sócios.
Como atividades regulares e na vertente solidária ocorre a entrega semanal de um cabaz alimentar a cerca de 72 famílias, correspondente a cerca de 180 pessoas, com o apoio do Banco Alimentar da Luta Contra a Fome. Temos ainda 22 famílias, correspondente a 60 pessoas, que são apoiadas através do programa FEAC da Segurança Social, perfazendo no total o apoio a 94 famílias (240 pessoas) carenciadas na freguesia.
A nível social e lúdico-didático temos o mais recente projeto, a Universidade Sénior de Moncarapacho, que conta atualmente com cerca de 60 alunos inscritos.
Em defesa do Património Cultural realizamos importantes atividades mensais. Em Janeiro convidamos diferentes Charolas para abrilhantar as tardes de Domingo, Fevereiro os bailes de Carnaval atraem centenas de pessoas, Março temos a festa de aniversário da instituição além do Baile da Pinha, Abril é o mês das caminhadas didáticas e a Festa das Flores é celebrada em Maio. No mês de Junho a Marcha Popular da CPCO participa em diversos eventos e são festejados os Santos Populares. Nos meses de verão, principalmente agosto, há atividades diárias para as férias das crianças. Em Setembro organiza-se a Festa Branca, em Outubro é o mês Rosa com eventos de solidariedade, em Novembro assinala-se o São Martinho e em Dezembro o atletismo é “Rei” com a “Subida ao Cerro de São Miguel”.
Todos os domingos a Casa do Povo do Concelho de Olhão promove “Tardes de Convívio” com o intuito de combater o sedentarismo e o isolamento sénior.
A preocupação com os sócios é uma constante e, ao longo do ano, são realizados diversos rastreios: diabetes, problemas auditivos, colesterol e tensão arterial.
Durante todo o ano a Casa do Povo é utilizada por diversas instituições e sócios em atividades próprias e ações de solidariedade.
A Instituição tem parcerias com o Banco Alimentar de Luta Contra a Fome, Cruz Vermelha (Núcleo de Moncarapacho e Fuseta), IEFP (estágios profissionais e contratos emprego-inserção), Segurança Social (Programa Comunitário de Ajuda a Carenciados), Crédito Agrícola (Apoio à IPSS), Viveiros Monterosa (Apoio à IPSS), Universidade do Algarve (Universidade Sénior Moncarapacho), União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta (Universidade Sénior de Moncarapacho) e a Câmara Municipal de Olhão.
Convidamos a população em geral e que simpatize com a instituição a associar-se pois desta forma está a apoiar-nos!
Por: Casa do Povo do Concelho de Olhão