Ricardo Vilela, na segunda temporada ao serviço da equipa continental profissional espanhola, terá oportunidade de mostrar os seus dotes de corredor completo nas chegadas à Fóia e ao Malhão e no contrarrelógio de Sagres.
A equipa pré-inscreveu três corredores espanhóis com provas dadas em Portugal e em equipas portuguesas: Alberto Gallego, ciclista da Rádio Popular-Boavista em 2015, Diego Rubio, vencedor da Taça de Portugal em 2015, ao serviço da Efapel, e Eduard Prades, venceu a oitava etapa da Volta a Portugal em 2015 e, em 2014, representando a OFM-Quinta da Lixa, foi sétimo na Volta ao Algarve.
A Caja Rural-Seguros RGA vai ainda contar com Luis Mas, Fabricio Ferrari, Miguel Ángel Benito e Antonio Molina.
Os irmãos José Gonçalves e Domingos Gonçalves deverão estar em estágio no período em que se disputa a Volta ao Algarve, embora estejam inscritos como suplentes, podendo substituir qualquer um dos oito efetivos, em caso de mudança de planos da equipa.
A corrida portuguesa será disputada por 24 equipas, metade das quais da primeira divisão mundial.
Equipas
WorldTour: Astana, Cannondale, Etixx-QuickStep, FDJ, IAM Cycling, Katusha, Lotto Soudal, Lotto NL-Jumbo, Movistar, Team Sky, Tinkoff e Trek-Segafredo.
Continentais Profissionais: Bora-Argon 18, Caja Rural-Seguros RGA, Gazprom-RusVelo, Novo Nordisk, Roth e Verva ActiveJet.
Continentais: Efapel, LA Alumínios-Antarte, Louletano-Hospital de Loulé, Rádio Popular-Boavista, Sporting-Tavira e W52-FC Porto
Percurso
1.ª Etapa: Lagos – Albufeira, 178,6 km
2.ª Etapa: Lagoa – Fóia, 200 km
3.ª Etapa: Sagres – Sagres, 18 km (Contrarrelógio Individual)
4.ª Etapa: S. Brás de Alportel – Tavira, 187,3 km
5.ª Etapa: Almodôvar – Malhão, 172,7 km
Por: Federação Portuguesa de Ciclismo