O cargo deve ser ocupado por "uma personalidade de reconhecido mérito", sendo indicada pelas estruturas regionais do setor e nomeada pelo governo para um mandato de três anos.
O Conselho Consultivo dos Hospitais públicos acompanha a atividade do hospital e emite recomendações, visando o melhor funcionamento dos serviços a prestar às populações, tendo em conta os recursos disponíveis, devendo ainda apreciar os planos de atividade de anuais e plurianuais da unidade de saúde.
Militante do Partido Social Democrata e natural de Loulé, o Dr. Seruca Emídio formou-se em Medicina na Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa em 1978. Ingressou na Carreira de Clínica Geral em Março de 1983 na sua terra natal e foi nomeado Diretor do Centro de Saúde de Loulé, em 1986, função que desempenhou durante dois anos.
De 1984 a 1993 foi médico na empresa Unicer e a partir dessa data exerceu a atividade de Médico no Centro de Saúde de Loulé – Extensão de Quarteira, bem como de Medicina Curativa na Cimpor. Devido à sua formação e vasta experiência, irá sem dúvida exercer o cargo para o qual foi agora nomeado com a maior competência.
Recorde-se ainda que o ex presidente da Câmara Municipal de Loulé foi distinguido como comendador da Ordem do Mérito pelo Presidente da República na Sessão Solene Comemorativa do 10 de junho de 2014 no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que decorreu na Guarda.
Seruca Emídio foi Vereador da Câmara Municipal de Loulé entre 1994 e 1997, sendo eleito em 2001 Presidente desta Autarquia e reeleito em 2005 e 2009.
A Comissão Política da Concelhia Social-Democrata manifesta publicamente o seu apreço pela escolha de este louletano cujo mérito político e profissional é reconhecido tanto pelos militantes do PSD, como por todos os seus conterrâneos.
Por: Comissão Política de Secção do PSD/Loulé