SAÚDE
Estudo realizado por Coimbra permite avanço no diagnóstico da esclerose múltipla
Um estudo da Universidade de Coimbra (UC) possibilitou um avanço no diagnóstico da esclerose múltipla e mostrou que é possível classificar uma pessoa com esta doença com 80% de certeza, a partir de oito proteínas específicas.
PR alerta para necessidade de combater estereótipos ligados ao autismo
O Presidente da República alertou no sábado, Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, para a necessidade de garantir os direitos humanos e as liberdades fundamentais de todas as pessoas, combatendo a desinformação e estereótipos associados ao autismo.
Avanços científicos no envelhecimento envolvem novos fármacos e células estaminais
Os avanços científicos relacionados com os problemas de envelhecimento envolvem novos fármacos avançados, a futura aplicação de células estaminais e o controlo da inflamação associada ao funcionamento do sistema imunitário, disse à agência Lusa um investigador.
Covid-19: Matemático Carlos Antunes defende máscaras obrigatórias por mais duas semanas
O matemático Carlos Antunes considera que a obrigatoriedade do uso da máscara deve manter-se por mais duas semanas, mas, se a decisão política for contrária, deve haver uma «forte recomendação» para os maiores de 65 anos continuarem a utilizá-la.
Covid-19: Mortalidade aumenta 11% em Portugal - relatório
A mortalidade específica por covid-19 está nas 28 mortes por um milhão de habitantes e aumentou 11% em relação aos 14 dias anteriores, adianta o relatório sobre a situação epidemiológica divulgado sexta-feira.
Covid-19 deixou doentes desprotegidos relativamente a outras doenças respiratórias graves
Estima-se que 30% a 50% dos adultos com diagnóstico de COVID-19 grave possam ter anomalias pulmonares persistentes, após a doença aguda. À semelhança do que já acontece nos Países Baixos e na Andaluzia, onde a vacinação antipneumocócica é recomendada a doentes hospitalizados por COVID-19 com evidência de disfunção pulmonar, a Fundação Portuguesa do Pulmão lembra a importância da prevenção. Reforça, também, a eficácia e a segurança das vacinas, sublinhando que a vacinação continua a ser a melhor