António Manuel Ribeiro (UHF) regressará a Silves no próximo dia 19 de junho para apresentar a sua obra “Por detrás do pano - 35 histórias contadas na rádio & outras confissões”.

A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Silves, terá lugar na Biblioteca Municipal de Silves, pelas 21h30, tendo como convidados a fotógrafa Joana Cabrita e o fã Sérgio Costa.

Esta edição da Chiado Editora tem na sua génese 35 histórias que o músico escreveu para a Antena 1, no final de 2013, por ocasião das comemorações dos 35 anos da banda e pretende corrigir a história da música rock em Portugal.

Para além de músico e vocalista da banda de rock UHF - o grupo de rock mais antigo em atividade, formado em Almada em 1978 - António Manuel Ribeiro é escritor e autor regular de várias crónicas para rádios e jornais. Lançou os livros de poesia "Se o Amor Fosse Azul que Faríamos Nós da Noite?" e "O Momento a Seguir" de 2003 e 2006, respetivamente. Sobre a banda que lidera lançou "Todas as Faces de Um Rosto" em 2002 e a antologia "Cavalos de Corrida - A poética dos UHF" em 2005.

O telefone 282 442 112 e o endereço de correio eletrónico biblioteca@cm-silves.pt são os contactos da Biblioteca Municipal de Silves para fornecimento de informações detalhadas sobre a iniciativa.

A entrada é livre.

 

Sobre o autor

António Manuel Ribeiro é o vocalista da banda de rock UHF, um dos grupos mais bem-sucedidos comercialmente no início da década de 1980, tendo vendido mais de cem mil discos em Portugal, além dos galardões musicais de prata em "Cavalos de Corrida" e Estou de Passagem, bem como disco de ouro no aclamado álbum À Flor da Pele que ocupou a primeira posição do top nacional de vendas durante várias semanas.

Ganham o prestigiado prémio da Casa da Imprensa na categoria de «Revelação 1981». Em 2009, os UHF totalizavam a fantástica cifra de mil e seiscentos concertos em Portugal e no mundo vendendo perto de um milhão de discos durante a carreira. Lançaram quinze álbuns de estúdio e estão representados em cerca de oitenta compilações de vários artistas.

António Manuel Ribeiro tornou-se num dos melhores poetas-rock sendo o fundador deste movimento em Portugal.

 

Por CM Silves